30ª Dires: Programa de Controle da Doença de Chagas


Hoje (19), na sede da 30ª Dires, aconteceu a entrega de 30 veículos e equipamentos do Programa de Eliminação e Controle da Doença de Chagas com as presenças de Dr. Edson Luís Lélis Costa - 30ª Dires, José Carlos Latinha - Vereeador e Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Guanambi  e dos Secretários(as) de Saúde dos municípios de Carinhanha (3 carros), Candiba (2 carros), Guanambi (5 carros), Iuiú (2 carros), Malhada (2 carros), Matina (2 carros), Palmas de Monte Alto (3 carros), Pindaí (2 carros), Sebastião Laranjeiras (2  carros) e Urandi (2 carros).

O Ministério da Saúde investiu R$ 928.921,00 em repasses para as Prefeituras Municipais para garantir pagamento de pessoal e o Governo do Estado investiu R$ 513.222,10 para manutenção dos veículos, combustível e material. O Programa é coordenado pela enfermeira Maria Dorotéia Teixeira Reis - Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, que fez uso da palavra para relatar sobre os objetivos e metas do programa do Governo Federal de controle a Doença de Chagas.

Doença de Chagas 
 
A doença de Chagas (DC) é uma antropozoonose causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Na ocorrência da doença, observam-se duas fases clínicas: uma aguda, que pode ou não ser identificada, podendo evoluir para uma fase crônica caso não seja tratada com medicação específica. No Brasil, devido à transmissão vetorial domiciliar ocorrida no passado e hoje interrompida, predominam os casos crônicos. Estima-se que existam entre dois e três milhões de indivíduos infectados. No entanto, nos últimos anos, a ocorrência de doença de Chagas aguda (DCA) tem sido observada na Bahia, em especial na nossa região.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão