Bloco Mudança do Garcia faz protesto no circuito Campo Grande em Salvador

Festa acontece tradicionalmente na segunda-feira de carnaval em Salvador. Moradores se reúnem para desfile animado marcado por graça e protesto.

 
Marcada pela irreverência dos protestos, com personagens fantasiados e muita gente que ainda nem foi para casa depois de uma noite de folia, a Mudança do Garcia atrai centenas de pessoas na manhã e início de tarde desta segunda-feira (20), em Salvador. 


Grupo Tortura Nunca Mais/BA marcou presença no Bloco Mudança do Garcia

Presidente do GTNM-BA: Joviniano Soares de Carvalho Neto
Vereador José Carlos Latinha, Ana Guedes e Vandilson Costa

Festa também é marcada por protestos sociais
(Fotos: Blog do Latinha)
 
A Mudança do Garcia acontece tradicionalmente no penúltimo dia de folia e se configura como um circuito à parte durante o carnaval. Os foliões matinais são moradores do bairro do Garcia e de outros bairros, que seguem juntos caminhando até o Campo Grande, onde ocorre o trajeto oficial dos trios elétricos. Eles começaram a animada caminhada por volta do meio-dia.

A festa é gratuita, sem cordas, e a única exigência é ter fôlego e bom humor para entrar nas brincadeiras. Isso sem perder o espírito social dos protestos, que são a grande marca da Mudança do Garcia. Todo mundo aproveita para mostrar que a alegria do carnaval não afasta a memória de quem sofre durante o ano com problemas apontados para a prefeitura e governo.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO TORTURA NUNCA MAIS DA BAHIA

O Grupo Tortura Nunca Mais da Bahia (GTNM Ba.) está completando 10 anos de existência. Fundado em 1995, a entidade abraçou, de imediato, as pendências da luta empreendida pelo povo brasileiro através dos CBAs (Comitês Brasileiros Pela Anistia): o esclarecimento das mortes e desaparecimentos por motivação política, a reparação das inúmeras vítimas do regime militar, como: ex-presos, ex-exilados, ex- torturados, perseguidos políticos, familiares com seqüelas, enfim toda sorte de situações decorrentes da ação repressiva do regime ditatorial de 1964. Nestes anos de existência o GTNM Ba. vem desenvolvendo ações voltadas para a resolução dessas pendências, como também tem incorporado outras atividades na área dos Direitos Humanos. Nos 20 anos da aprovação do Projeto da Anistia de 1979, realizou extensa programação juntamente com ex-presos políticos e atingidos em geral, quando organizou visitas aos presídios como o Quartel do Barbalho, cenário de tortura aos presos políticos nos anos de chumbo e Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador com o lançamento do livro, de autoria do então deputado Nilmário Miranda e Carlos Tiburcio, “Dos Filhos deste Solo”


Fontes: http://www.faxaju.com.br/ http://gtnmba.org.br/apresentacao/corpo-tecnico/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão