ACORDO ENTRE GOVERNO DA BAHIA E POLÍCIA MILITAR PÕE FIM À PARALISAÇÃO

Blog do Latinha

O pequeno grupo de policiais militares ligados a associações que ainda mantinha o movimento de paralisação resolveu voltar ao trabalho no fim da tarde deste sábado (11), durante assembleia realizada na sede do Sindicato dos Bancários, nos Aflitos, em Salvador.
Com isso, 100% do efetivo já está nas ruas para garantir a segurança da população. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Braga de Castro, que concedeu entrevista depois que os policiais anunciaram o fim do movimento, não houve um nova proposta do governo; o que foi oferecido nas mesas de negociação realizadas durante a semana continua valendo.
“Nós vamos pagar 70% da GAP IV em novembro deste ano, os 30% restantes em abril de 2013 e a GAP V em 2014 e 2015. Além disso, eles terão os 6,5 % de reajuste retroativo a janeiro”. A proposta garante ganhos que chegarão a 38,89%, para soldados, e a 37,11%, para sargentos, graduações que correspondem aos maiores contingentes da tropa.
O comandante avaliou como positiva a negociação e disse que houve um avanço no que foi oferecido, já que a reivindicação inicial era apenas da GAP IV e o governo garantiu até a GAP V. Ele também reiterou que os policiais que participaram pacificamente da paralisação até a última quinta-feira (9), não serão punidos administrativamente.
De acordo com o secretário de Comunicação, Robinson Almeida, o governo vai cumprir o acordo. Ele informou que o projeto de lei que concede as GAPs IV e V e o reajuste de 6,5% vão ser enviados à Assembleia Legislativa ainda esta semana. “Será no inicio dessa semana, no dia 15, quando a Assembleia reabre seus trabalhos”.
Diálogo aberto
O coronel Castro aproveitou a oportunidade para garantir que o governo continua aberto ao diálogo. “Essa é uma postura deste governo, já era assim antes do movimento, foi assim durante e vai continuar sendo assim”.
Sobre o carnaval, Castro disse que a estratégia de segurança para a festa vai ser apresentada nesta terça-feira (14). “Esse é o nosso novo foco, hoje já sentei com o alto comando para discutir a logística. Mas uma coisa é certa, vamos com 100% do efetivo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão