Eleição do Conselho de Gestores da Serra dos Montes Altos


O Conselho eleito será consultivo e se reunirá para aprovar o regimento do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos.
 
por: Léo Dias e Rafael Costa
 
Nesta terça-feira, 13 de dezembro de 2011, aconteceu, na Câmara de Vereadores de Guanambi, a eleição do Conselho de Gestores da Serra dos Montes Altos. O Conselho é composto por representantes do Poder Público, da Sociedade Civil e Empreendedores.
A abertura do evento deu-se por meio das palavras do Gestor da Unidade de Conservação, Lailton Câmara Fernandes. Logo em seguida, foram exibidos dois vídeos mostrando fotografias e contando a história da Serra dos Montes Altos. Em sequência, a palavra foi franqueada, sendo utilizada pelo Vereador José Carlos Latinha, que a usou para lembrar dos esforços de Emília Blanc e da ONG PRISMA (Proteção e Revitalização Integrada da Serra dos Montes Altos), para que o tão sonhado Parque de Preservação Ambiental fosse concretizado.


Conselho formado por membros do Poder Público, da Sociedade Civil e Empreendedores

As atividades foram coordenadas pelo INEMA, representado por Bruna Pastro Zagatto (coordenadora de desenvolvimento socioambiental) e Eduardo Barros (Coodernador de Interação Social).

Um dos idealizadores do projeto do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos, o professor da UESB Joaquim Perfeito da Silva, também participou do processo de escolha dos membros do Conselho Gestor. Em entrevista para o +Guanambi, o professor Joaquim afirmou que, entre outras conquistas, as que mais se destacam são as criações das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, frisando que as mesmas só passaram a existir depois da criação do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos, “As prefeituras não tinham Secretarias Municipais de Meio Ambiente e agora todas possuem, essa é uma preocupação que as prefeituras têm com a preservação da Serra dos Montes Altos” afirma o professor.

Além disso, Joaquim Perfeito ressalta que foram feitas várias pesquisas, em diversas áreas, que serão publicadas em um livro, “Paralelo a isso, nós professores da UESB, fizemos várias pesquisas, em diversas áreas, como na arqueologia, botânica, paleontologia e geologia. Inclusive está sendo publicado um livro pela UESB sobre a Serra nesses aspectos científicos. Isso vai contribuir para o desenvolvimento do plano  de manejo” conclui o professor.

Participaram do evento, representantes da UESB, do IF Baiano, da UNEB, das Câmaras Municipais de Candiba, Pindai, Palmas de Monte Alto e Guanambi, da escola de inglês FISK, da Herbaflora, da BAMIN, da Faculdade Guanambi, da Cerâmica Alves e da CETEAD, além dos Vereadores Carlos Jacksom (Loló) e José Carlos (Latinha). O Conselho foi eleito por aclamação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão