Câmara discute melhoria na segurança pública de Guanambi

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 05/12, a Câmara Municipal de Guanambi discutiu propostas e procedeu a primeira discussão da ei orçamentária para 2012. A sessão contou também com o retorno do vereador Sivaldo Martins.

Na tribuna livre o Sr. Nielson utilizou da palavra informando que verificou seis escolas municipais que não dispõem de matéria voltada para a educação ambiental, conclamando a sociedade a cobrar da prefeitura a revisão da situação justificando a importância de dotar os estudantes de consciência voltada à preservação ambiental.
O Sr. Ozinei Ferreira, do grupo "CTRL + ALT + GBI", da rede social Facebook, registrou o papel dos jovens na discussão de ideias e propostas para a sociedade, reiterando que apesar de os mesmos terem estado presentes nas sessões da Câmara, não fazem parte de nenhum movimento político e que estão dispostos a aprender e colaborar com a discussão de projetos.

A presidente do SISPUMUR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), Vilma Moura falou da importância da aprovação do novo plano de cargos e salários, defendendo a necessidade de discutir o mesmo através da formação de uma comissão. Disse ainda que o atual plano de cargos data do ano de 1990 e que sua atualização se faz urgente.

No espaço aberto aos vereadores, o presidente da Câmara de Vereadores de Guanambi, Hugo Costa, informou que a Câmara se empenhará em verificar junto à Secretária de Educação do Município, Elzir Ivo, para falar da importância de incluir a pauta do meio ambiente nas escolas. Falou também que apesar de não ter participado da elaboração do novo plano de cargos e salários a ser votado, envidará esforços para que o mesmo se consolide da melhor forma possível, oferecendo condições de trabalho aos servidores. Hugo Costa pontuou a necessidade de os deputados Luiz Augusto, Ivana Bastos e João Bonfim se empenharem para preservar no município os policiais formados localmente e concluiu falando da importância de mais investimentos para aprimorar a estrutura da segurança pública em Guanambi, com aumento no quantitativo de policiais e melhoria dos equipamentos e condições de trabalho dizendo que "com a chegada de diversos investimentos, problemas comuns em grandes cidades passarão a fazer parte de nossa rotina, justificando uma avaliação das atuais condições de segurança".

O vereador José Carlos Latinha falou de sua satisfação ao ver a participação dos jovens no desenvolvimento de políticas públicas, informando também que está à disposição para colaborar com a discussão pra o novo plano de cargos e salários. Latinha registrou também sua indignação quanto à forma com que o Jornal Folha do Algodão fez referência à sua pessoa através do termo "vulgo Latinha", e reforçou sua história política de defesa do patrimônio público, dizendo que seu mandato tem causado incomodo pela divulgação de supostas denúncias na administração pública.

O vereador Ruy Azevedo, em atenção à fala do Sr. Ozinei Ferreira, disse que é necessário fazer política sim, mas de maneira apartidária, frisando o papel histórico da juventude e sua importância para a nação. Ruy disse ainda que formará a comissão para discussão do plano de cargos e salários de modo que não haja perdas para os servidores nesta atualização. Finalizou prestando uma homenagem ao Dr. Sócrates, do Corinthians Futebol Clube.

O vereador Edvaldo Donato se sensibilizou com o pleito dos servidores públicos municipais e afirmou que acredita que o prefeito Charles Fernandes apoiará para a solução das questões quanto ao plano de carreira. Agradeceu ao vereador Hugo Costa pela sua preocupação com a segurança em Guanambi e parabenizou o prefeito pela inauguração da praça do bairro Bela Vista.

O vereador Elder Guimarães parabenizou os servidores públicos pela iniciativa e reivindicação e disse que o plano de cargos deve ser discutido com muito critério entre vereadores e os próprios trabalhadores para que o mesmo não seja colocado em votação antes de ter sido plenamente debatido. Elder parabenizou o Hospital Aliança pela realização do primeiro cateterismo em Guanambi, congratulando também o Hospital Regional ao se referir ao bom desempenho da saúde de Guanambi. Finalizou desejando as boas vindas ao vereador Sivaldo Martins.

O vereador Vitor Bonfim afirmou que a Prefeitura Municipal tem trabalhado em parceria com os sindicatos, concordando com a necessidade de se aprovar um novo plano de cargos que atenda o anseio e necessidades dos servidores. Disse ainda que na última quarta-feira, 30/11, esteve reunido com a diretora do grupo escolar do distrito de Ceraíma onde, na oportunidade, foi apresentada a planta para construção do novo prédio da escola. Finalizou falando da necessidade se trazer a pauta da segurança para a Câmara a fim de alertar o comando para a atual situação.

O vereador Agostinho Lira sugeriu a realização de uma consulta junto a servidores municipais de diversas áreas sobre a nova proposta para o Plano de Carreira e ilustrou conquistas alcançadas pelos servidores públicos através da Câmara Municipal, a exemplo da emenda que aumenta a licença maternidade. Em resposta ao vereador Latinha, Agostinho Lira disse que a prefeitura efetua planejamento de recursos e que o mesmo tem permitido a construção de novas obras e realização de diversas ações.

De volta à Câmara de Guanambi, o vereador Sivaldo Martins, parabenizou o vereador Hugo Costa pela gestão e trabalhos como as sessões itinerantes e disse se sentir honrado por retornar à Casa Legislativa, agradecendo ao vereador Péricles Carvalho pelo trabalho desenvolvido enquanto o substituiu, a exemplo do projeto de lei para substituição de sacolas plásticas por ecológicas e o projeto de lei que veta a realização de queimadas no município. 

O vereador Edilmar Ladeia falou de como a realização de um planejamento ambiental no passado teria proporcionado menos transtornos atualmente e registrou a importância da família no papel de educar os jovens no que tange a formação do cidadão e de seu papel frente à segurança na sociedade. Finalizou dizendo que confia na atual gestão da prefeitura municipal, falando da maneira acessível de governar do prefeito Charles Fernandes.

Por fim, o vereador Adão Oliveira concordou que Guanambi necessita de mais investimentos em segurança pública, pontuando a importância da educação e da família. Parabenizou também a prefeitura Municipal pela inauguração da nova praça do bairro Bela Vista e do presépio natalino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão