Ícone da arquitetura colonial do ciclo do gado em Caetité ganha projeto

Construção barroca de 601 m², originária de meados do século XIX e localizada no município de Caetité, sudoeste da Bahia, a Casa da Fazenda Santa Bárbara ganhou um projeto arquitetônico no valor de R$ 66,1 mil. A edificação é tombada desde novembro 1981 como Patrimônio Cultural baiano (decreto nº 28.398) via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

“A casa é considerada singular por ser exemplo arquitetônico raríssimo nessa região, com um pequeno mirante, tradição mais típica encontrada na capital baiana, e não em áreas do sertão baiano”, explica o diretor-geral do IPAC, Frederico Mendonça. A casa representa parte do ciclo do gado que desbravou o interior do estado quando eram criados postos de passagens, estâncias e fazendas. “Muitos desses lugares se transformaram em vilas e cidades, garantindo povoamento e colonização dessas terras”, completa Mendonça.

Os recursos para o projeto foram do Fundo de Cultura, via Editais do IPAC. A iniciativa viabiliza apoio financeiro para projetos da sociedade civil que visem a preservação e dinamização de bens culturais da Bahia. São ações de educação patrimonial, publicação livros, criação de sites, CDs, DVDs, elaboração de projetos arquitetônicos e realização obras de restauro.

O projeto executivo de restauração desse antigo prédio será entregue ao IPAC na próxima quarta-feira (16). O estudo inclui intervenções, reformas e conservação da estrutura física da casa. A próxima etapa será análise da diretoria de Projetos, Obras e Restauro (Dipro) do IPAC, para avaliações e repasse posterior ao proprietário do imóvel, João Paulo Silveira, que com o projeto em mãos terá à disposição várias linhas de financiamento público para as obras.

"A Secult dispõe hoje de dez editais que auxiliam a política pública no estado. Oito foram lançados em 2009 e mais dois em 2010. O objetivo dos editais é inserir empresas e profissionais da sociedade em ações de restauração de monumentos de importância arquitetônico-histórica para a Bahia”, explica a coordenadora de Editais do IPAC, Mirnah Leite. Segundo ela, com a iniciativa será mais fácil obter recursos, já que nenhuma obra pode ser realizada sem projeto.

Atualmente o monumento está desabitado e estado de conservação precário, devido ao longo tempo de abandono. De acordo com a formuladora do projeto, Elisa Fialho, foram realizados estudos de viabilidade econômica e história local. Para ela, o imóvel é referência histórica e cultural, possuindo valor estético incomum, em estilo barroco. “É um monumento de extrema importância para a história da região e o projeto é apenas o primeiro passo para a sua recuperação” diz Fialho.

Passado e futuro 

A casa já pertenceu a Joaquim Manoel Rodrigues Lima, primeiro governador eleito por sufrágio direto na Bahia. Propriedade rural com destaque no alto do sertão baiano, a fazenda ainda conserva a tradição da montaria, servindo como ponto de encontro de cavaleiros e amazonas, o que motivou inclusive a criação de um grupo de montaria que, além das habituais cavalgadas, participa dos festejos pela Independência da Bahia, no 2 de Julho, na cidade de Caetité.

No início dos anos 2000, a casa foi utilizada na gravação do filme brasileiro Abril Despedaçado do renomado cineasta Walter Salles, o que despertou ainda mais o interesse de estudiosos pesquisadores e alunos das redes de ensino. Hoje está com o atual proprietário, João Silveira, que pretende transformá-la, após a reforma, em um empreendimento viável e sustentável, com museu e hospedaria.

caetite
Casa da Fazenda Santa Bárbara ganhou projeto arquitetônico de R$ 66,1 mil (Foto: Elisa Fialho)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão