Governador sanciona lei que institui Plano Estadual de Juventude na Bahia

A Lei 1835/2010, que institui o Plano Estadual de Juventude na Bahia, será sancionada pelo governador Jaques Wagner nesta quinta-feira (17), às 9h, na Governadoria, na presença do secretário de Relações Institucionais, Cesar Lisboa, de integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e da Coordenação Estadual de Juventude (Cojuve).

A aprovação do Plano na Assembleia Legislativa no dia 3 deste mês foi resultado de uma intensa mobilização juvenil, que começou com a I Conferência Estadual, realizada em 2008 e culminou com a II Conferência Estadual da Juventude, na Escola Parque, em Salvador, onde mais de dois mil jovens de todas as regiões do estado se reuniram.

O plano trata da garantia do acesso à educação pública de qualidade, saúde, qualificação profissional, cultura, lazer, esporte, tecnologia de informação e tudo que está relacionado aos direitos juvenis. A conferência estadual elegeu 42 delegados para representar a Bahia no encontro nacional, em Brasília. Duas vagas ficaram com jovens em cumprimento de medida socioeducativa e três para as comunidades e povos tradicionais.

A conferência estadual mobilizou mais de 60 mil jovens em cerca de 250 municipais, 26 territoriais, além de uma conferência dirigida aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa e outra aos povos e comunidades tradicionais, que reúnem indígenas e quilombolas, entre outros agrupamentos.
Na resolução final, com as prioridades da Bahia, que será encaminhada à conferência nacional, marcada para dezembro, em Brasília, eles destacaram a importância do acesso ao ensino público superior e da qualificação profissional, e ainda a garantia de acesso à educação para o jovem do campo e das comunidades indígenas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão