Terceirização prejudica trabalhadores

DO BAHIA TODO DIA

Centrais sindicais vão ao TST e entregam pesquisa




As centrais sindicais têm audiência nesta quarta (5), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, quando entregam o resultado de uma pesquisa feita pelo Dieese, com dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego e sindicatos, sobre os efeitos da terceirização no mundo do trabalho e na economia. Depois da audiência, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, anuncia a posição da central em relação ao tema.

As lideranças da CUT e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), duas das principais centrais sindicais do país, afirmam “que não é aceitável compactuar com o modelo de terceirização adotado por empresas visando lucro e promovendo a precarização do trabalho. É ruim para os trabalhadores/as, ruim para as empresas e ruim para o governo”. Os casos recentes das usinas de Jirau e Santo Antônio, assim como da grife Zara, são exemplos da exploração do trabalhador e da precarização das condições de trabalho citados na pesquisa.

O estudo mostra, ainda, dados sobre a geração de empregos. Mais de 800 mil postos de trabalho não foram criados, graças à terceirização. O sistema também aumenta a rotatividade da mão-de-obra, reduz significativamente salários (terceirizados ganham, em média, 27% a menos), calotes como o não pagamento de indenização a trabalhadores no caso de interrupção de atividades, além de prejuízos à saúde e segurança. Em cada dez casos de acidente do trabalho ocorridos no país, oito são registrados em empresas terceirizadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão