Posse da Equipe Local do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação


Hoje (1), na Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, aconteceu a reunião de posse da Equipe Local do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação, onde foi definida a metodologia de elaboração e monitoramento do Plano de Ações Articuladas - 2011-2014.


O evento foi coordenado pela Secretária de Educação, Elzir Ivo Fernandes Mendes, que através da Portaria Nº 068 de 07/07/2011 designou os seguintes membros:

Secretária Municipal de Educação: Elzir Ivo Fernandes Mendes;
Secretaria Municipal de Educação: Titulares - Deisy LéiaSilveira, Emanoela Batista Neves e Vanuza Ferreira de Carvalho/Suplentes - Analice Alves, Jaqueline Teixeira e Anna Josaline Moreira.
Conselho Municipal de Educação: Titular - José Carlos Latinha/Suplente: Aparecica Teixeira.
Dirigentes do Sistema Educacional Público: Titular - Ildete Costa/Suplente - Maria Cotrim.
Professores da Rede Pública Municipal de Ensino: Titular - Andréia Rêgo/Suplente - Marinez Gomes.
Servidores Técnico-Administrativo: Titular - Leomar Souza/Suplente - Maria Rodrigues Malheiros.
Colegiado Escolar: Titular - Iraci Vasconcelos/Suplente - Lucimi Alves.


Plano de Ações Articuladas (PAR)

Apresentação

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) condicionou o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação à assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão ao Compromisso, os entes federativos devem elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR). Todos os 5.563 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao Compromisso.

O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos — 2008 a 2011. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

Para ajudar os municípios e os estados na elaboração dos planos, o MEC oferece um roteiro de ações com pontuação de um a quatro, 13 tipos de tabelas com dados demográficos e do censo escolar de cada ente federativo e informações sobre como preencher os dados. Os itens pontuados pelo município/estado com os números um e dois representam suas maiores prioridades. A formação de professores, por exemplo, aparece na maioria dos planos apresentados ao MEC com os números um e dois. A maior parte dos municípios com PAR pronto tem interesse na construção de creches e na melhoria da infraestrutura das escolas urbanas e rurais, ações que dependem de assistência técnica, mas, principalmente, da transferência de recursos federais aos municípios.

Por isso, a importância da nomeação da Equipe Local que terá a responsabilidade de diagnosticar a realidade da educação  e definir as ações e metas para melhorar a qualidade do ensino em Guanambi. Foi deliberado que o processo será democrático e participativo com a participação de professores, gestores e de representantes da sociedade civil organizada.

Comentários

Pepe Donato disse…
"Por isso, a importância da nomeação da Equipe Local que terá a responsabilidade de diagnosticar a realidade da educação e definir as ações e metas para melhorar a qualidade do ensino em Guanambi. Foi deliberado que o processo será democrático e participativo com a participação de professores, gestores e de representantes da sociedade civil organizada."

Pra quando podemos esperar as primeiras ações, Latinha?
Como um cidadão comum pode ajudar?

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão