Saúde: Rede Cegonha


Mulheres baianas são beneficiadas com programa Rede Cegonha e Centro de Parto Normal

Foto: Manu Dias/SECOM
As mulheres baianas passam a contar, a partir desta sexta-feira (26), com o programa federal Rede Cegonha, lançado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na ocasião, foi lançado também o edital para credenciamento dos serviços de rastreamento do câncer de mama, que prevê a implantação de unidades móveis para o atendimento às mulheres nas 28 microrregiões do estado.

"Vamos continuar com mais ações. Acabamos de inaugurar o primeiro Centro de Parto Normal do Brasil pela Rede Cegonha, instrumentro que agrega valor e compromisso no cuidado às crianças e gestantes. Agora estamos garantindo também os exames de mamografia. O Ministério da Saúde verificou 1,8 mil mamógrafos em todo o Brasil e descobriu que é possível se fazer duas vezes mais exames do que é feito hoje, porque esses mamógrafos estão nas capitais, nos grandes centros. Instalados em unidades móveis, eles atenderão nas cidades do interior, em todo o Brasil".

Além de incentivar o parto normal, o 'Rede Cegonha' atende a mulher desde a confirmação da gravidez, garantindo o exame pré-natal e o acompanhamento no parto, no pós-parto e nos dois primeiros anos de vida da criança. Todos os procedimentos serão realizados pelo SUS. Para o rastreamento do câncer de mama, 20 mamógrafos serão disponibilizados pelo governo baiano nas unidades móveis que percorrerão o interior, realizando mamografia, ultrassonografia da mama, consulta com especialistas, punções de biópsias e exames anatomopatológicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão