Deputado João Bonfim entrega projeto de lei que reduzirá taxa de esgoto ao presidente da Embasa

Tribuna Popular
 
Quinta, 18 de Agosto de 2011  
 
Em audiência com o Presidente da Embasa, Sr. Abelardo de Oliveira, o Deputado João Bonfim entregou ao mesmo uma cópia do Projeto de Lei de sua autoria que já tramita na assembleia e fez alguns questionamentos levantados pelos vereadores em sessão na câmara de Guanambi, referentes ao aumento nos valores das contas de água do município.

O texto apresentado pelo Deputado dispõe sobre a criação da tarifa social de esgotamento sanitário no estado da Bahia e modifica a lei 7.307/98, adicionando a mesma artigo que altera a porcentagem referente a cobrança da taxa de esgoto, o que deixarão  mais baratas as contas de água.

A Taxa de Esgoto incide diretamente sobre o consumo de  água e atualmente é cobrada igualitariamente, não havendo diferenciação entre consumidores que consomem uma quantidade maior de água daqueles que consomem pouco, em todos os casos o valor da taxa a ser pago é de 80% .

Para se ter uma idéia do quanto a taxa de esgoto interfere no valor final da conta, cabe um exemplo prático: em uma conta em que o consumo efetivo de água tenha sido de R$ 50,00, sobre esse valor incidirá uma taxa de 80% (R$ 40,00),  totalizando assim um valor de 90,00 . Caso o Projeto de Lei do Deputado João Bonfim seja aprovado, a taxa a ser cobrada vai ser diferenciada, sendo determinada de acordo com o consumo de cada residência, ou seja, quem apresentar um consumo menor também pagará uma taxa menor. 

A Coelba já pratica taxas diferenciadas, porém, as mesmas aplicam-se apenas a alguns perfis de consumidores. Aqueles que apresentem consumo de água  inferior a 10m³ e façam parte do  Programa  Bolsa Família e aqueles que preencham alguns pré-requisitos no que se refere a estrutura física do imóvel. Com o Projeto de Lei do Deputado João Bonfim, todos os consumidores vão pagar uma taxa proporcional ao  consumo, um fator moderador do uso da água.

Em residências em que o consumo ficar entre o da tarifa social e 20m³ (Vinte metros cúbicos), a taxa a incidir sobre o valor de consumo será de apenas 20%. Em residências com consumo de 20m³ a 40m³, a taxa a ser cobrado será de 30%. Quando o consumo estiver entre 40m³ a 70m³ a taxa será de 50%.

Com as mudanças propostas pelo PL, a taxa de 80%, hoje praticada indiscriminadamente para todos os tipos de consumidores, passará a ser cobrada apenas daqueles que  ultrapassarem os 70m³, além de estarem isentas da cobrança residências classificadas como de baixa renda, em que o consumo não ultrapasse a tarifa mínima.

O Deputado João Bonfim considera o PL fundamental no sentido de tornar justa a cobrança da taxa de esgoto e destaca também a importância do serviço de esgotamento sanitário, que não pode ser considerado isoladamente, mas em paralelo com as políticas públicas de saúde, o  que faz do mesmo um direito fundamental de todo cidadão. (Ascom Dep. João Bonfim)

Comentários

wilton martins Santos disse…
Felizmente conseguimos encontrar na
nossa politica alguem que realmente
se coloca ao lado do povo para defen-
der os seus direitos. Lamentavelmente
são poucos os que assim procedem. Nós
aqui em Mutuipe fazemos votos que tal
processo possa a vir corroborar com o
que estaremos encetando com a popula-
ção e lideranças locais visando a
redução da tarifa e ficariamos muito
sensibilizados se pudessemos contar
com vossa ajuda nesta batalha
Wilton Martins Santos

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão