Câmara realiza sessão itinerante na UNEB para homenagear os 20 anos do Campus XII

Tribuna Popular


 
A Câmara de Vereadores de Guanambi, em homenagem aos 20 anos do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia, promoveu na noite desta segunda-feira, dia 29/08, mais uma edição da sessão itinerante. O evento contou com a presença de autoridades de diversos segmentos, além de docentes e discentes da UNEB.
No espaço da tribuna livre, o controlador da Câmara de Vereadores de Guanambi, e então ex-aluno da UNEB, Eunadson Donato, defendeu que "a educação é um direito de todos e constitui um dever do Estado", frisando que Guanambi se divide em duas eras: antes e depois da instalação da UNEB no município.
A professora Maria Euvira fez um emocionante relato histórico sobre a trajetória da UNEB, desde sua fundação, em agosto de 1989, até os dias atuais. Para a professora, "só a educação pode mudar a vida e mundo", relembrando também que a primeira sala, computador, digitador e secretária da Faculdade de Educação de Guanambi foram da Câmara de Vereadores.
O professor Jorge Adilson falou da representatividade desta data, relembrando do desafio que teve que enfrentar durante sua gestão para ampliar a oferta de cursos no Campus XII. O professor falou ainda do papel da Câmara de Guanambi na defesa do patrimônio municipal, defendendo mais apoio à UNEB.
Para o professor Osaná Macedo "se não tivéssemos tido as dificuldades enfrentadas para chegarmos até aqui, não teríamos motivos para comemorar estes 20 anos de história do Campus XII". O professor aproveitou para conclamar mais apoio da classe política para envidar esforços por mais crescimento e desenvolvimento do campus.
O diretor do Campus XII, Marcius de Almeida Gomes, iniciou fazendo um balanço da contribuição da UNEB, que já formou mais de 1000 pedagogos, 250 professores de educação física, 40 administradores e 16 enfermeiros. Marcius defendeu que o governo estadual reconheça a importância da Universidade do Estado da Bahia e suas potencialidades em todo o território estadual.
No espaço aberto aos vereadores, o vereador Agostinho Lira enumerou diversos empreendimentos que, há 20 anos atrás, eram tidos como desnecessários, e hoje contribuem muito com o funcionamento do município, como o Batalhão de Polícia Militar e o Ciretran. Agostinho falou de como a UNEB é importante para a região, para a Bahia e para o Brasil, tendo seu quadro de professores, contribuído para o seu crescimento ao longo destes 20 anos.
O vereador Vá Donato falou de sua satisfação em presenciar este importante momento da UNEB. Vá Donato também parabenizou o prefeito Charles Fernandes pelas obras que tem realizado e o presidente da Câmara de Guanambi, Hugo Costa, pela atuação proativa frente à Câmara. O vereador afirmou também que atualmente os produtores de leite não tem encontrado apoio da COOPAG, cujo número de associados está restrito a uma pequena fatia.
O presidente da Câmara, Hugo Costa, congratulou todos os integrantes da UNEB pelos 20 anos do Campus XII, informando que, quando esteve à frente da presidência da CDL, pleiteou, juntamente com a universidade, a implantação do curso de Administração em Guanambi, polo do comércio regional. Hugo falou também da assinatura, no gabinete do prefeito Charles Fernandes, na última sexta-feira, 26, do termo de convênio para cessão da área para construção do centro de recuperação de dependentes químicos, em Ceraíma. O presidente também registrou a visita da TRIP Linhas Aéreas a Guanambi, defendendo que é preciso mais agilidade por parte do governo na liberação de uma unidade do corpo de bombeiros para Guanambi e encerrou dizendo dos benefícios que a comunidade universitária provoca na dinâmica do município, como geração de pesquisa, amadurecimento do mercado de trabalho e aumento na demanda por bens e serviços.
O vereador Péricles Carvalho afirmou ter vivenciado as dificuldades enfrentadas pela universidade pública e aproveitou para parabenizar o ex-governador Nilo Coelho pela decisão de trazer a UNEB para o município. Péricles disse ainda que alunos do Campus XII relataram anseio por melhorias no transporte e segurança interna, e aproveitou para encaminhar as solicitações aos responsáveis.
O vereador Vítor Bonfim afirmou: "Que o governo não se esqueça da UNEB - Campus XII, pois foi graças a ela que a vinda de outros cursos e faculdades para o município foi possível". Vítor também disse ser a favor que a UNEB tenha orçamento próprio, para melhor gerir seus recursos e executar seus projetos em prol de seu crescimento.
O vereador Latinha afirmou que "a vertente do desenvolvimento passa pela capacitação, consolidação dos atuais cursos da UNEB e consequente ampliação da oferta de cursos", falando ainda da necessidade de melhorar laboratórios, fortalecer a biblioteca, garantir melhores salários e incentivar a pesquisa entre os estudantes. O vereador também falou da captação de recursos para os projetos de "Resgate da Marujada" e o de "Dinamização do Museu", parabenizando o gerente do Banco do Nordeste, Sr. Jonas Sala, pelo empenho e esforço nesta empreitada.
O vereador Ruy Azevedo afirmou que o grande objetivo da universidade é preparar cidadãos pensantes. Segundo ele, "a universidade é o local onde podemos enxergar a plena cidadania". Para Dr. Ruy, a presença da UNEB no interior da Bahia é fundamental para permitir o acesso a muitos estudantes e encerrou lembrando do avanço das universidades no governo Lula.
O vereador Elder Guimarães disse que ver a UNEB hoje é como ver o crescimento de uma árvore, plantada há 20 anos atrás, dizendo que também acredita na necessidade de ampliar o número de cursos do Campus. Elder também fez um pedido ao comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar para reforçar o policiamento no distrito de Ceraíma.
O vereador Adão Oliveira lamentou os baixos salário pagos aos professores e também cobrou por mais policiamento no distrito de Ceraíma.
Por fim, o vereador Nenzinho pontuou que os professores precisam ser mais valorizados, parabenizando a todos os homens e mulheres que deixam de seguir carreiras mais rentáveis para se dedicarem ao sacrifício de ser professor em uma sociedade marcada pela violência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão