Saúde

Pindaí realiza 2ª Conferência Municipal de Saúde
 
 
 
Com o tema “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO” com o eixo temático: “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável” e sub-eixos:

A - Políticas públicas, política de saúde e seguridade social: os desafios da implementação dos princípios da integralidade, universalidade e equidade;

B - Participação, controle social e incremento à ação comunitária;

C - Os desafios da gestão do SUS para a reorientação do sistema de saúde: intersetorialidade; financiamento; pacto pela saúde; relação público x privado; gestão do sistema; gestão do trabalho e da educação em saúde.

A Conferência iniciou-se as 19:30HS  do dia 06 de Julho e estendeu-se em período integral no dia seguinte,  contou com a presença de diversas autoridades regionais como: médicos, Palestrantes Maria Leonor Sales (SESAB), Stela Boa Sorte (30ª DIRES) e Lindalci Silva (SESAB), Apoiadoras institucionais DAB E SESAB: Alionete e Ana Luíza, representantes de entidades estaduais e municipais, associações, sociedade civil, legislativo, religioso entre outros. Em abertura o Prefeito de Pindaí Lorivaldo da Cruz Teixeira “LORO” saldou a todos os presentes e em sequência expôs sua enorme alegria e satisfação com a realização do evento no município, afirmou que, apesar das barreiras enfrentadas no decorrer dos últimos anos o município conseguiu se estabilizar e evoluir no setor da saúde. 

O 2º Dia iniciou-se com apresentações culturais do grupo ‘’viver bem na 3ª Idade’’, que de forma descontraída e irreverente encantou o público presente, em sequência abriu-se o espaço para as palestrantes: Maria Leonor Sales (SESAB), Stela Boa Sorte (30ª DIRES) e Lindalci Silva (SESAB).

O evento objetivou:

I. Impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS, garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária;

II. Avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral;

III. Definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos.

IV. Fortalecer o Controle Social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da Conferência de Saúde no âmbito MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL.

A Conferência se constitui em espaços democráticos de discussão do SUS, através da Lei 8.142/90, que garante a participação da sociedade civil e organizada, tornando-se instâncias privilegiadas de caráter propositivo e consultivo, que se reúne de quatro em quatro anos, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para formulação da política de saúde em cada esfera de governo. A 2ª conferência Municipal de Pindaí ficou marcada pela efetiva participação da sociedade na discussão e formulação de idéias que possivelmente reforçarão a saúde e conseqüentemente outros setores no município de Pindaí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão