Presidente do TRT homenageada pela Câmara



Desembargadora Ana Lúcia Bezerra

Honraria à desembargadora Ana Lúcia Bezerra foi iniciativa de Geraldo Júnior 

A busca incessante por justiça social, qualidade e eficiência do Poder Judiciário, na opinião do vereador Geraldo Júnior (PTN), justificam a homenagem prestada pela Câmara Municipal à desembargadora Ana Lúcia Bezerra, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, na noite de segunda-feira (11). O Título de Cidadã de Salvador, entregue por ele em sessão solene no Plenário Cosme de Farias, foi um reconhecimento, também, pela “brilhante gestão à frente do TRT”.

Advogado militante na Justiça Trabalhista, Geraldo Júnior destacou como características da gestão de Ana Lúcia Bezerra a prioridade dada a questões como acessibilidade, inovação, responsabilidade sócio-ambiental, celeridade, efetividade, integração social, transparência, comunicação com o público externo, parcerias com instituições públicas e privadas e excelência na prestação dos serviços jurisdicionais. Entre os principais resultados deste trabalho, assumido em 2009, o vereador ressaltou a criação da Central de Execução, a Vara Itinerante, a pauta Eletrônica, o Quadro Eletrônico de Perito e o Fraldário Bezerra de Menezes no prédio do TRT, no Comércio.

Só a Central de Execução e Expropriação do TRT conseguiu, em apenas sete meses, incluir 2.165 processos em nove hastas públicas, a maioria em audiências de conciliação: “A unidade vem incentivando pagamentos, acordos e arrematações, que garantiram o fim de 744 litígios, ou seja, uma média de 106 processos resolvidos por mês”.

Culto à Justiça

Natural de Guanambi, cidade do interior baiano, Ana Lúcia Bezerra, como lembrou o presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho (PMDB), que dirigiu a sessão, mudou-se para Salvador em 1963. Foi na capital que ela fez o curso clássico, formou-se em direito e constituiu família. A cidadania soteropolitana, aprovada por unanimidade, portanto, “só veio consagrar o que a desembargadora já havia conquistado na prática”.

Com emoção, a homenageada agradeceu o que chamou de “um dos mais honrosos títulos que um cidadão pode ostentar”. E compartilhou a honraria com todos que fazem a Justiça do Trabalho, “no sentido de integrá-la, ainda mais, com a comunidade baiana, que tem, nesta casa, os seus legítimos representantes”. Ana Lúcia Bezerra classificou a Justiça do Trabalho como a parcela do Poder Judiciário que está mais próxima do povo.

E concluiu: “Para os que vivemos a pregar o culto à justiça e empenhados em bem servi-la, este magnânimo gesto repercute ainda mais em minha alma, porque outorgado no Plenário Cosme de Farias, inesquecível chefe do Movimento Antianalfabetismo. Este espaço funciona como um santuário, a que acudimos com sinceros agradecimentos e com generosas esperanças”.

O Hino Nacional foi executado pelo músico Yacoce Simões (integrante da Banda Mametto e da banda de Armandinho Macedo), que acompanhou a cantora Ana Mametto. A mesa da sessão foi composta pelo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, que representou o governador Jaques Wagner; pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Telma Britto; pelo deputado Luisinho Sobral, que representou a Assembleia Legislativa; pelo prefeito João Henrique Carneiro; pelo procurador-geral do Estado, Rui Moraes Cruz; pelo vice-prefeito Edvaldo Brito; pelo presidente da OAB-BA, Saul Quadros; e pelo defensor público Gilmar Bitencourt.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão