MP/BA: Perspectivas da Gestão Ambiental Municipal



Ontem (27), na Câmara Municipal de Guanambi, foi realizado o seminário regional sobre "Perspectivas da Gestão Ambiental Municipal", através da organização da Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Guanambi (MP/BA). O evento foi aberto com a apresentação, proposta e objetivos do encontro com as presenças de Dra. Luciana Khoury (Promotora de Justiça e Coodenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (MP/BA), Dr. Anderson Cerqueira (Promotor de Justiça Regional Ambiental de Guanambi), José Ivaldo Ferreira (Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental (SEMA/BA), Joventino Malheiros (Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi) e Hugo Costa (Presidente da Câmara de Guanambi).

O evento também contou com as presenças dos vereadores de Guanambi José Carlos Latinha (Presidente da UVERMIG), Vitor Bonfim, Vá Donato, Péricles Carvalho, Agostinho de Morrinhos e Carlos Jackson,  Dr. Edson Luís Lélis (30ª Dires), Paula Gomes (Secretária de Educação de P.M.Alto), Vilma Moura (SISPUMUR), Luís (Presidente do STR de Guanambi), Prefeitos, Secretários, Promotores de Justiça e representantes de diversas entidades e cidades da região.

Veja a programação e os respectivos palestrantes:

Painel 1 - Sistema Municipal de Meio Ambiente


  •  Sistema de Gestão Ambiental (SISNAMA) e Deveres da Administraação Ambiental (Dra. Luciana Khoury - Promotora de Justiça;
  • Gestão Ambiental Compartilhada (José Ivaldo Ferreira - Superindentende da SEMA/BA) e Maine Pedreira (Técnica do GAC (Sema/BA);
  • Importância do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Isabel Ligeiro - CEAME e Advogada Ambientalista).
Painel 2 - Educação Ambiental 

 
  •  Lei Estadual de Educação Ambiental (12.056/2011) - Soraya Rodrigues Midlej (Diretoria do DEA/SEMA);
  • Responsabilidade legais pela implementação da Educação Ambiental e sua conseqüências (Priscila Rocha - Assistente Técnica do Nusf - MP/BA).
Painel 3 - Licenciamento ambiental
  • Procedimentos e orientações para o Licenciamento Ambiental ( Karine Guermandi - Analista Técnica da CEAT - MP/BA);
  • Licenciamento Ambiental dos município englobados na 25ª FPI de Guanambi ( Representante da equipe de Licenciaamento);
  • Responsabilidade Legais e suas conseqüencias administrativas, civis e criminais (Representante do MP/BA).
Painel 4 - Importância da Fiscalização: potencialidades, desafios e perspectivas


  •  Federal (Alberto Gonçalves da Silva - DICOF/IBAMA);
  • Estadual ( Bruno Silva - INEMA-BA.
O Vereador e Presidente da UVERMIG, José Carlos Latinha, participou ativamente das diversas palestras levantados informações e dados sobre a realidade local e regional, destacando a necessidade da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região do sertão, principalmente a defesa da recuperaçãoe da preservação do Rio São Francisco.

Ascom Vereador Latinha

      Comentários

      Postagens mais visitadas deste blog

      Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão