Implantação de Adutora do Algodão em Guanambi segue em ritmo acelerado

Iniciada há dois meses, a obra de implantação da Adutora do Algodão, na região de Guanambi, sudoeste baiano, está em ritmo acelerado. Dos 265 quilômetros de extensão previstos, 30 quilômetros de tubulação, com diâmetros de 600 e 200 milímetros, foram implantados e 7,3% da estrutura da estação de tratamento de água, na localidade de Julião, montados.

O investimento, no valor de R$ 76 milhões, tem caráter emergencial e faz parte de uma parceria entre o governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e do Governo do Estado, via Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), com a finalidade de resolver definitivamente problema de escassez de água para abastecimento humano na região de Guanambi.

Fotos: Blog do Latinha

A atual disponibilidade de água das barragens de Ceraíma e de Poço do Magro, que são mananciais utilizados pela Embasa para garantir o abastecimento dos habitantes de Guanambi e das cidades vizinhas, é muito baixa. Esta situação se agravou no ano passado, quando o serviço de abastecimento de água entrou em colapso e a população teve que enfrentar cinco meses de racionamento.

Com a implantação da adutora, água de qualidade e em quantidade suficiente abastecerá aproximadamente 250 mil pessoas nas sedes municipais de Malhada, Iuiú, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Matina, Guanambi e Caetité e as localidades de Maniaçu, Pajéu do Vento e Brejinho das Ametistas (município de Caetité), Ceraíma, Mutãs e Morrinhos (em Guanambi), Julião (Malhada), Guirapá (Pindaí), Pilões (Candiba) e Ibitira (Rio do Antônio).

A adutora também poderá atender outras localidades situadas ao longo de sua área de influência, inclusive a população rural, mediante a realização de intervenções complementares que dependem de estudos e levantamentos sobre as estruturas de reservação de água, distribuídas ao longo do sistema, que foi projetado para distribuir 450 litros por segundo.

Água do São Francisco 

O sistema adutor captará água na margem direita do Rio São Francisco, entre as cidades de Malhada e Carinhanha. A água bruta do rio percorrerá cerca de 12 quilômetros de tubulação, até a estação de tratamento de água na localidade de Julião. Após o tratamento, seguirá por uma adutora principal de 101 quilômetros, passando por cidades que já possuem linha de distribuição para receber água tratada e por duas subadutoras, de 108 e 44 quilômetros, que serão construídas para ampliar a abrangência de atendimento do sistema.

A extensão atendida pela Adutora do Algodão contará com seis potentes estações elevatórias (bombas) destinadas a pressurizar alguns trechos do sistema e garantir seu bom funcionamento. Com base no cronograma da obra e no ritmo em que ela está acontecendo, o sistema ficará concluído para operar no segundo semestre de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão