Imagens mostram como ficará aeroporto de Salvador após reforma para a Copa

As obras, segundo o superintendente regional da Infraero, José Cassiano Filho, devem ser iniciadas em março de 2012 e concluídas até abril de 2013
 

Léo Barsan | Redação CORREIO
leo.barsan@redebahia.com.br

Quando a Copa das Confederações desembarcar na capital baiana em junho de 2013, a previsão é que o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães esteja completamente reformado. Um novo projeto estimado para ficar pronto até dezembro prevê intervenções que vão do bambuzal, passam pelo terminal de passageiros e chegam à torre de controle. As obras, segundo o superintendente regional da Infraero, José Cassiano Filho, devem ser iniciadas em março de 2012 e concluídas até abril de 2013.




Novo terminal de passageiros é inspirado no Concorde, 
avião supersônico de passageiros

O valor  do investimento não está definido, mas o superintendente avalia que a ampliação do terminal aéreo requer recursos que variam entre R$ 47 milhões (verba garantida pelo governo federal através do PAC da Copa) e R$ 125 milhões. “A partir do valor já assegurado, a diferença será custeada pela Infraero”,  diz Cassiano.

O novo leiaute do terminal de passageiros chama a atenção. Inspirado no Concorde, legendário avião supersônico de passageiros, o espaço será interligado ao estacionamento por meio de passarelas. Dentro do terminal, o número de posições de check-in passa de 50 para 90 e o controle de acesso (raio-x) de oito para 12. Além disso, novos ambientes, elevadores, escadas rolantes e toaletes também serão construídos.




As vias de acesso serão cobertas para absorver calor e 
transparentes para aproveitar a luz do sol

No pátio de manobra, dez novas posições vão ampliar o estacionamento das aeronaves de médio e grande portes. Atualmente, o aeroporto opera com 27 posições. O estacionamento de veículos ganhará novo piso com 1,7 mil vagas, chegando à capacidade total de três mil vagas. As vias de acesso serão cobertas para absorver calor e transparentes para aproveitar a luz do sol. E o terminal de ônibus será ampliado e interligado a outros modais de transporte. “Seja BRT ou metrô, o projeto do aeroporto já prevê a integração”, ressalta José Cassiano.

Está prevista a construção de uma terceira pista, mas que não ficará pronta para a Copa de 2014. “As questões ambientais impedem a construção a tempo. Um estudo de impacto ambiental está em andamento e tem prazo de 395 dias para ficar pronto. Depois, mais 90 dias para o órgão ambiental aprovar e outros 60 para a Infraero se manifestar. É um cronograma de pelo menos cinco anos”, diz o superintendente.

Dados do Conselho Internacional de Aeroportos divulgados no ano passado apontam que o terminal aéreo de Salvador está entre os 20 que mais ganham passageiros no mundo. Com uma média diária de 240 voos entre pousos e decolagens, a previsão é que este ano o movimento de passageiros ultrapasse 8,5 milhões. “Em 2010, foram 7,5 milhões de passageiros e há tendência de crescimento nos próximos anos, principalmente por causa dos eventos esportivos”, reflete. Atualmente, 20 mil pessoas usam o aeroporto diariamente.

Para José Cassiano, mesmo sem a construção de uma nova pista, o aeroporto de Salvador vai operar sem problemas. “Temos condições de suportar com as duas pistas atuais, mas não podemos pensar só no momento da Copa. Uma nova pista nos dará mais dez ou 15 anos de conforto e comodidade”, reforça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão