Algodão da Bahia é destaque de palestra de ex-ministro da Economia

Em 1998, segundo o presidente da Fundação Bahia, Amauri Stracci, a produtividade do algodão do oeste do estado não passava de 180 arrobas por hectare. “Hoje, estamos com 400 mil hectares plantados e atingimos a marca de 260 arrobas por hectare, produtividade que pode chegar a mais de 300 arrobas por hectare na próxima safra”.

O desempenho do algodão baiano foi também destacado pelo ex-ministro da Economia, Maílson da Nóbrega, que na noite de sexta-feira (8) fez palestra no auditório do Hotel Saint Louis, no município de Luís Eduardo Magalhães, sobre A Economia Global e as Tendências do Agronegócio e do Algodão. A Bahia é o segundo maior produtor nacional de algodão.

Foto: Blog do Latinha

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, que participou do evento e na manhã de sábado (9) esteve no Encontro Técnico do Algodão 2011, na sede da Fundação Bahia, disse que o algodão encontrou nas terras baianas seu habitat natural, “e para complementar as boas notícias (bons preços no mercado, aumento da área plantada e excelente qualidade do algodão), esperamos em breve anunciar a instalação de um polo têxtil na região”.

Para Salles, os resultados que estão sendo obtidos na cultura do algodão são frutos das pesquisas realizadas pela Fundação Bahia, com recursos do Fundeagro, e da dedicação dos produtores. “O Fundeagro é um exemplo de que podemos ter a pesquisa desenvolvida pelos produtores em parceria com o governo”.

Em parceria com a Fundação Bahia, a Embrapa Algodão desenvolveu duas novas cultivares de algodão, a BRS 335 e a BRS 336, apresentadas no sábado na abertura do Encontro Técnico do Algodão 2011. A primeira se destaca pela alta produtividade, porte e ciclo médios, e a segunda pela qualidade da fibra. A BRS 335 é indicada para cultivo na Bahia e a BRS 336 para os biomas do cerrado e semiárido brasileiro.

Certificados

Doze propriedades rurais da região oeste da Bahia receberam o certificado de participação no Programa Socioambiental da Produção de Algodão (Psoal) para a safra 2010/2011. O processo de certificação começou no final de fevereiro e foi realizado pelo órgão certificador, Intertek do Brasil. A entrega dos certificados aconteceu na noite de sexta-feira, durante a abertura do Encontro Técnico do Algodão 2011.

A presidente da Associação dos Produtores de Algodão da Bahia (Apaba), Isabel da Cunha, declarou que a entrega dos certificados demonstra que o produtor de algodão do oeste do estado está adequando suas propriedades às questões socioambientais. “A tendência é que na próxima safra já tenhamos um número maior de propriedades certificadas no Psoal, porque acreditamos que mais produtores vão aderir ao programa”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão