Semana do Meio Ambiente


Lançado o Projeto “Nossos Rios, Nossa História!” em Guanambi



  
Hoje dia (8), a sociedade civil e as entidades PRISMA, RECIVIDA, Fundação Joaquim Dias Guimarães - FJDG, INEMA – Governo do Estado, Câmara Municipal de Guanambi, DIREC-30, 106 FM Educativa, Colégio Estadual ACM e CEEP organizaram o lançamento do projeto “Nossos Rios, Nossa História!”, visando à preservação e a recuperação dos riachos Brindes e Belém.
O evento contou com as presenças de Emília Blanc Amaral (Prisma), Helena Amaral (Direc-30), João Batista dos Santos, Lailton Câmara Fernandes e Fabiana Araújo da Silva (INEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Sr. Antônio (FJDG), Neide Lú (Rádio 106 FM Educativa), Hugo Costa (Presidente da Câmara Municipal de Guanambi) e os Vereadores José Carlos Latinha e Vá Donato, Lucélia (Diretora do Colégio Estadual ACM) e presenças de estudantes dos Colégios Idalice Nunes e CEEP e a professora Ivanilda Almeida Soares Bomfim, que fez um trabalho sobre o Riacho do Belém, resultando na publicação do livro "Bacias Hidrográficas da Cidade de Guanambi", de autoria conjunta com Gildalva Araújo da Silva Nascimento e Jane Mary Lima Castro.
Os Riachos dos Brindes e do Belém, atravessam a zona urbana de Guanambi, representando uma importante área do patrimônio natural, ambiental, histórico e cultural da cidade, que envolve áreas de preservação e proteção, conforme Lei Nº 223 de 04 de dezembro de 2007.
Os riachos banham a zona urbana e atravessam a cidade desde o Parque da Cidade até a Ponte de Dona Dedé, desaguando no afluente do Rio Carnaíba de Dentro, bem como no Rio das Rãs, São Francisco e Rio Carinhanha. Situado num trecho de exploração de comércios, feira livre e moradias, aumentando seus riscos de destruição, principalmente nos períodos chuvosos, a exemplo do que aconteceu recentemente, significando risco de vida. Além disso, os riachos recebem uma imensa carga de poluentes e se transformam em verdadeiros esgotos a céu aberto, que provocam problemas de saúde pública e poluição dos rios Carnaíba de Dentro, Rio das Rãs, Rio São Francisco e Rio Carinhanha.
Embora os riachos já tenham sofrido alterações significativas, eles podem serem considerados como importantes afluentes prioritários para preservação e recuperação ambiental, existindo ainda nas suas proximidades do Parque da Cidade e da UNEB uma reserva florestal com importantes exemplares de fauna e flora característica do sertão.
A área sofre constantes agressões, com desmatamentos, uso e ocupação desordenados do solo e construções nas proximidades dos seus leitos, principalmente porque a maioria dos lotes na região do Bairro Brindes e da Ponte de Dona Dedé estão em mãos de particulares, e portanto com dificuldade de controle público.
Graças a estas características ímpares de beleza natural, o Poder Legislativo está tomando a iniciativa de elaborar um projeto denominado “Parque Fluvial dos Riachos dos Brindes e do Belém”, visando proteger este ecossistema tão frágil e singular e criar uma área especial de lazer, entretenimento para a população local e regional, o que demonstra uma região com grande potencial de turismo local e regional.
Com a criação do Parque Municipal a área de proteção será aumentada, servindo como fator fundamental para a preservação deste importante ecossistema.
Outro fator relevante que contribuirá para a efetiva preservação da área é a criação do Conselho Gestor do Parque, que será responsável pela fiscalização ambiental, conjuntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Poder Executivo.
Com base nos expostos acima, fica claro que a iniciativa de transformar os trechos dos Riachos dos Brindes e do Belém é bem sucedida e vem em momento apropriado, tendo em vista o clamor da sociedade civil para que o poder público tome iniciativas conservacionistas e a necessidade de criação de áreas de lazer e entretenimento, além do histórico da área e das iniciativas para a sua proteção.
No futuro, o Poder Público poderá tomar a iniciativa de criar uma malha cicloviária e uma pista de práticas esportivas interligando o trecho do Parque da Cidade até a Ponte de Dona Dedé, seguindo o exemplo dos países da Europa e das grandes cidades do Brasil que despoluem e revitalizam os seus rios, transformando-os em importantes áreas de lazer e de esporte.
Assim, fica claro que o próximo passo para garantir a preservação destes inestimáveis bens históricos e naturais é transformá-los em Parque Fluvial dos Riachos dos Brindes e do Belém, significando numa importante iniciativa de criação de mais uma área de lazer e de turismo regional, que significará criação de emprego e renda, valorização da cidade, oportunidade de pequenos negócios, área de desenvolvimento de práticas esportivas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão