Renova Energia por meio da Zanettini Arqueologia identificou sítio arqueológico próximo de Caetité


 
Quarta, 22 de Junho de 2011  
 
A Renova Energia contratou a empresa Zanettini Arqueologia para fazer prospecções e resgate arqueológicos na área de influência dos parques eólicos nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã.

Um sítio arqueológico identificado recentemente em Caetité, cerca de 15 km da cidade, poderá ser um local de visitação da região. O sítio fica no Morro do Jacaré próximo da comunidade de Lagoa de Félix Pereira.

Sítio arqueológico é o local onde são encontrados vestígios utilizados, descartados e produzidos pelos homens e mulheres do passado.

O sítio do Morro do Jacaré é num abrigo sob rocha com pinturas rupestres (representações antigas na superfície de rochas) com pigmento vermelho.
Pessoas do município de Caetité que participaram das oficinas “Construção da imagem turística” e “Identidade e Patrimônio” visitaram o sítio nesse sábado (18-06). As oficinas foram realizadas pela Zanettini Arqueologia em parceria com a Gerência de Cultura do município de Caetité. A visita foi orientada por Louise, Gustavo e Juliana da Zanettini Arqueologia, acompanhados de Clériston da Renova Energia. Integraram à equipe de visitação a Secretária Municipal da Educação de Caetité, Rosemária Joazeiro, membros do Conselho Municipal de Cultura de Caetité, professores das redes municipal e estadual de ensino, estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e representante da Associação para o Desenvolvimento da Cultura Regional de Caetité (Adeculca).

A equipe da Zanettini Arqueologia, no local, explicou sobre a importância da visita e deu as orientações a respeito dos cuidados para preservação do meio ambiente e evitar acidentes durante o que pode ser chamado de turismo. Para um melhor aproveitamento foram divididos em grupos de cinco pessoas para observarem o sítio.

O sítio arqueológico Morro do Jacaré pode não ter sido moradia de nativos, mas local de descanso numa área de caça. Os desenhos rupestres servem de fonte de pesquisas e estudos, entre outros, sobre os primeiros habitantes da região.

O sítio está em meio a uma pedreira ilegal onde estão sendo extraídas placas de arenito.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

 

Comentários

Anônimo disse…
Essa região está carente de pesquisas neste sentido. Os governantes não se preocupam com isso e deixam à cabo de interesses privados a potencialização desses ambientes, uma vez que aí existe interesse da referida empresa. Em Tanque Novo existe também esse tipo de pinturas no Morro do Serrote que estão sendo depredadas por vândalos e o poder público daquele municipio nada tem feito para explorar o potencial do lugar.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão