PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS CONQUISTAM AVANÇOS E GREVE TERMINA NA TERÇA



Bahia Já









Foto: BJÁ
Gean Santana, da Adufs: - Vamos levar o assunto as assembleias na terça, dia 14
Os representantes dos professores das Universidades Estaduais da Bahia conseguiram na última sexta-feira (10), alguns avanços importantes nas negociações com o governo, em reunião na Secretaria de Educação (SEC). A greve dos quase cinco mil professores, que já dura mais de 60 dias, forçou o governo a aceitar uma proposta de Acordo Salarial, através da incorporação de uma gratificação (CET) ao salário base, que garante aumento real para os próximos dois anos e retomada das negociações em janeiro de 2013, quando se fechará um novo acordo.

Quanto aos efeitos do Decreto 12.583/11 nas Universidades, também conseguiram avanços importantes ao arrancarem do governo o compromisso formal de que serão realizadas reuniões para solucionar tais problemas ao tempo em que retorna às Instituições a responsabilidade pela tramitação dos processos referentes aos direitos garantidos no Estatuto do Magistério Superior, referentes a afastamento para pós-graduação, promoções, progressões e mudança no regime de trabalho.

Diante desta nova situação, em que de fato negociações ocorreram, a categoria já convocou assembléias nas quatro Universidades para a próxima terça (14) onde avaliarão a nova formulação do Termo do Acordo Salarial e do Termo de Compromisso, referente ao Decreto, sinalizando para a suspensão da greve após a assinatura dos mesmos, já proposta pelo governo para ocorrer em reunião na próxima quarta (15), às 10h, na SEC. A partir daí, e do pagamento imediato dos salários cortados, a greve poderá ser encerrada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão