Paulo Henrique Amorim abre Encontro de Blogueiros na Bahia

Blogueiros, tuiteiros, produtores de conteúdo para a internet e militantes pela democratização da mídia de toda Bahia participaram na noite desta sexta-feira (10/6) da abertura do Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas. O evento, que acontece no Hotel Fiesta, em Salvador, foi aberto pela palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim, que falou sobre marco regulatório, banda larga, democratização da mídia e o papel dos blogueiros no debate sobre estes temas.

blog prog ba blog prog ba

Um clima de descontração tomou conta da abertura do evento, com uma mesa formada pelo professor Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; o jornalista e deputado federal Emiliano José (PT-BA); o jornalista Altamiro Borges e o secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida, além de integrantes da Comissão Organizadora do evento.

Em sua fala, o jornalista Paulo Henrique Amorim relembrou a criação do movimento dos blogueiros progressistas e de como este grupo contribuiu para discussão sobre a necessidade de o Congresso legislar sobre a criação de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil, já que a atual legislação data da década de 1940, quando não existia televisão ou internet no país. Amorim citou como bom exemplo a lei sobre o assunto aprovada na Argentina, que impede a propriedade cruzada – quando o mesmo grupo detém emissoras de tv, rádios, jornais e provedores de internet em uma localidade, colocando assim um limite no crescimento dos grandes grupos de comunicação daquele país.

Para o jornalista, uma das formas de garantir este acesso é a universalização da uma banda larga de qualidade, neutra e com baixo custo em todo o país. “Está na hora de termos uma banda larga republicana e sem restrições no tráfego de informações”, argumentou Amorim, acrescentando que a internet será o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros até 2020.

Ainda de acordo com Amorim, para que a internet cumpra seu papel de democratizar a comunicação, ela precisa seguir a risca o princípio pensado em sua concepção original, que é a descentralização, a universalização e a independência. Ou seja, garantir que qualquer pessoa possa acessar ou disponibilizar conteúdo em qualquer lugar, em qualquer idioma e sem a necessidade de autorização de ninguém. “Foi para democratizar a informação que a internet foi criada e é por isso que temos que lutar por uma banda larga de qualidade para todo mundo”, concluiu o editor do Blog Conversa Afiada.


De Salvador,
Eliane Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão