Opinião

A Bahia não se divide, diz deputado Daniel Almeida

A proposta do deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA) de dividir a Bahia e criar o estado do São Frâncico, cujo território seria composto pelo Oeste baiano, recebeu mais uma manifestação contrária nesta quarta-feira (8/6). Em conversa com o Vermelho, o deputado federal Daniel Almeida, que é presidente do PCdoB na Bahia, engrossou o coro daqueles que afirmam que a Bahia não se divide, argumentando que o Oeste vive hoje um dos seus melhores momentos.

“Há uma opinião majoritária na Bahia, da qual o PCdoB compartilha, de que a Bahia não se divide. Em outras oportunidades já manifestamos opinião contrária à divisão do estado”. Esta é a opinião do deputado federal Daniel Almeida, presidente do PCdoB na Bahia, sobre o projeto do também deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA) de criar o estado do São Francisco.

“O que entendemos, é que se não houve razões para a divisão da Bahia em outros momentos em que este tema foi tratado, agora muito menos. Porque a região Oeste experimenta o maior esforço de integração da sua história, com investimentos em infra-estrutura - a própria ferrovia Oeste-leste é a ferrovia da integração, que corta todo o Oeste. A região está recebendo também indústrias e universidades. Ou seja, se não havia razão para se pensar nesta divisão antes, mesmo quando esta região sofria um abandono, agora que ela está em um processo de integração é que não justificativa para esta divisão do estado”, disse Daniel.

O deputado comentou ainda as declarações da deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB), que se mostra a favor da criação do novo estado. “As manifestações que Kelly tem feito são compreensíveis diante de uma manifestação regional, com base no eleitorado que ela representa no estado. Então é compreensível que ela tenha procurado expressar nesta posição, o eleitorado daquela região, que ainda pensa deste jeito, e principalmente, é muito mais uma manifestação de solidariedade ao autor da proposição, deputado Oziel Oliveira, que teve muitos votos comuns com Kelly naquela região. Então é compreensível porque ela foi eleita com os votos daquela região, principalmente com os votos dobrando com o autor desta proposição. Então esta é uma posição compreensível, mas não é esta a compreensão do PCdoB e da maioria dos baianos. Não considero que a divisão da Bahia seja a solução para resolver os problemas da região Oeste nem do estado”, concluiu Almeida.

De Salvador,
Eliane Costa - Portal Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão