INB já embarcou 40 t do urânio reembalado em Caetité

A Tarde - Juscelino Souza - Vitória da Conquista

Nilton Gonzaga/Agência A TARDE


O envio de 40 toneladas de urânio concentrado (yellow cake) da província uranífera das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) para enriquecimento na França, na última segunda-feira, passou despercebida pela maioria da população de Caetité (a 757 km de Salvador).

O produto, que estava lacrado em área de segurança máxima na INB, passou pelo processo de reembalagem após aval da Diretoria de Radioproteção e Segurança da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O retorno ao Brasil não está definido.

No entanto, mesmo com a anuência da comissão em permitir a reembalagem do urânio, a população continua em alerta quanto ao destino dos contêineres e resíduos do material radioativo. Sobretudo depois que dois operários que manuseavam o produto sentiram um mal-estar e tiveram de ser medicados.
O órgão informou que as outras 50 t seguem para a França até o mês de agosto, sem dia definido.

INB nega - Em nota, o presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho, garante que o mal-estar dos funcionários não foi por problemas radiológicos durante a reembalagem. “Duas pessoas tiveram alterações na pressão arterial, foram atendidas e voltaram ao trabalho, que está sendo feito em ambiente seguro e apropriado”, disse.

O especialista internacional em radiação e saúde Nelson Valverde sustenta que “o concentrado de urânio não produz dano radiológico”.

Quanto aos tambores vazios, o coordenador de transporte do urânio, Edenil de Melo Brito, disse que serão doados a cooperativas de reciclagem, em obediência a um decreto do então presidente Lula. “O produto não oferece risco, uma vez que já foram descontaminados”, reforçou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão