Colheita do algodão no Vale do Iuiú da safra 2011

A Volta do Ouro Branco
Caminhões carregados de sacos de algodão transitam pela BR-030, num movimento intenso. São cargas de algodão, destinadas às usinas de beneficiamento, que enchem as tulhas de plumas brancas, antes de serem separadas dos caroços, tratadas e enfardadas para seguirem para as indústrias de transformação.


Hoje (26), o vereador José Carlos Latinha acompanhou Marinho Lélis, Julio Lélis, Neto Lélis e o técnico agrícola Adilson no início da colheita do algodão no Vale do Iuiú.

O programa de recuperação e revitalização sustentável da lavoura algodoeira foi uma iniciativa da Codevasf, em 2007, na gestão da 2ª SR que era dirigida pelo Superintendente Jonas Paulo e o Chefe do Núcleo da Codevasf - Escritório de Guanambi, Toninho Lélis, através da parceria com Prefeito Municipal de Guanambi e o Governo do Estado (EBDA). Na oportunidade, o Vereador José Carlos Latinha apoiou a iniciativa e declarava que a retomada do desenvolvimento da região passava pela recuperação e revitalização da lavoura algodoeira. Por isso, o Presidente da UVERMIG acompanha a vários meses o desenvolvimento do processo de recuperação da lavoura do algodão.


O vereador também destaca a necessidade de verticalização da produção com o beneficiamento do algodão, uso do carroço para o biodiesel e da torta para a engorda do gado, bem como a criação de uma associação de pequenos e médios produtores para garantir a comercialização e o beneficiamento do algodão, visando agregar valor ao produto e evitar os erros e a ganância de alguns atravessadores que contribuíram para a falência do algodão na região. A fiscalização e o combate a praga do bicudo é fundamental para o sucesso da política da retomada da lavoura algodoeira no Vale do Iuiú.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão