Ferrovia de Integração Oeste-Leste: Um novo corredor logístico para a região central do Brasil


A Comissão Especial do Complexo Intermodal da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e do Porto Sul realizou na manhã desta sexta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Guanambi, a primeira audiência pública sobre o projeto de construção da ferrovia. O objetivo foi levar ao conhecimento da população todas as informações necessárias sobre o projeto e debater temas específicos, como os desdobramentos ambientais e os benefícios resultantes da construção. O diretor de engenheiro da Valec, Luis Carlos de Oliveira Machado, e o assessor da Presidência da empresa, Josias Gonzaga, foram os responsáveis pela exposição do tema “A Ferrovia Oeste- Leste e o Desenvolvimento Regional com Foco no Sudoeste da Bahia”.


O evento foi coordenado pela Presidente da comissão, Deputada Estadual Ivana Bastos, e contou com as presenças dos deputados federais Daniel Almeida, José Rocha e Maurício Trindade; deputados estaduais Luiz Augusto, José Raimundo Fontes. entre outros;  representante da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Elias Dourado; Secretaria Institucional do Governo do Estado; Prefeito Charles Fernandes; Presidente da Câmara, Hugo Costa; Presidente da UVERMIG, José Carlos Latinha; representantes das empresas Valec, Renova Energia e Bahia Mineração; STR de Guanambi, Romildes; Assessores Parlamentares Paulo Costa e Dr. João Pimemtel; Vereadores de Guanambi, Dr. Ruy e Vá Donato; Território Sertão Produtivo; diversos prefeitos e vereadores da região.

O Deputado Federal Daniel Almeida falou sobre importantes reivindicações da cidade  e região e colocou o seu mandato a serviço da luta pela implantação da Universidade Federal da Serra Geral, Irrigação do Vale do Iuiú e a construção do Porto Seco em Guanambi. 



O Presidente da UVERMIG, José Carlos Latinha, foi aplaudido pelo público presente quando defendeu a implantação da ferrovia e a agilização da licença ambiental para a construção do Porto Sul, destacando que os investimentos da Ferrovia Oeste/Leste, Bahia Mineração, Renova Energia e da Adutora do Algodão são obras fundamentais para a descentralização do crescimento econômico e social da Bahia e a garantia de emprego e renda para a região. Também defendeu as quatros principais lutas da comunidade regional: implantação da Universidade Federal da Serra Geral, implantação de um pólo industrial em Guanambi, Porto Sul e Irrigação do Vale do Iuiú, investimentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável do sertão.

No evento aconteceu a apresentação do vídeo institucional sobre a Ferrovia Oeste-Leste, palestra sobre a Ferrovia Oeste Leste e o desenvolvimento regional com foco no Sudoeste baiano e um debate público sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão