Secretários do Trabalho discutem qualificação profissional dos jovens

Foto: Carol Garcia / AGECOM

83ª Reunião do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais do Trabalho - FONSET

Qualificação profissional dos jovens é discutida em Fórum Nacional de Secretários do TrabalhoSecretários do Trabalho discutem qualificação profissional dos jovensTentar reduzir o desemprego, principalmente entre os jovens. Com essa intenção, secretários do Trabalho de 15 estados se reuniram, nesta quarta-feira (2), no Hotel Deville, em Itapuã, para discutir a qualificação profissional como principal meio de inserção no mercado de trabalho. O tema foi debatido durante o 83ª Reunião do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), quando os gestores defenderam mais recursos destinados à aplicação em políticas públicas de capacitação.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, a taxa de desocupação nas principais regiões metropolitanas, entre pessoas com idade entre 18 e 24 anos, era de 12,5%, considerada ainda alta. No estado da Bahia, o governo investe na capacitação profissional dos jovens a fim de atender à demanda e às necessidades do mercado de trabalho de cada município baiano.

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Nilton Vasconcelos, estão sendo desenvolvidos pela gestão estadual dois programas - Qualifica Bahia, que atende cadeias produtivas especificas como construção civil, e o Trilha, voltado para os jovens. Além desses, o Estado adotou também o Projovem Trabalhador, iniciativa do Ministério do Trabalhador.

“A Bahia tem tido resultados crescentes nos índices de emprego, com surgimento de novas vagas. Isso demanda qualificação profissional. Para atender a esta necessidade, o governo baiano investe em cursos de qualificação oferecendo mais oportunidades aos jovens”, afirmou o secretário.

Outras ações também são desenvolvidas por meio de parcerias com outras secretarias como o programa ‘Mais Futuro’, da Secretaria da Administração (Saeb), que prepara os jovens para atuar na administração pública. Há também a capacitação para trabalhos na área de turismo.

Ascom/Setre
Lício Ferreira DRT-ba 793

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão