Mais de 60 mil Carteiras de Trabalho à espera dos seus donos

Mais de 60 mil carteiras de trabalho (CTPS) estão prontas, estocadas, esperando que os donos as resgatem em unidades do SineBahia. Imprescindível para quem está à procura do emprego formal, a carteira de trabalho é emitida gratuitamente pelo Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que há alguns anos colabora com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na confecção do documento.

A parceria entre a Setre e o MTE foi formalizada por meio de um convênio de cooperação técnica. “A responsabilidade de emissão da carteira é do Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, antiga DRT. No entanto, com a expansão da oferta de emprego e a procura crescente pelo documento, a Setre e também a Secretaria da Administração (Saeb) têm ajudado na confecção”, explicou Lívia Borges, da Coordenação de Relações do Trabalho e Documentação (Cortrad), da Setre, que cuida da emissão de documentos, como carteiras de trabalho e de identidade.

Segundo Lívia, em todo o estado, a média de carteiras confeccionadas por mês é de 19 mil peças. “Temos carteiras de trabalho estocadas que datam de 2003. Nosso apelo é para que as pessoas venham buscar o quanto antes os seus documentos”. Ela disse que quem solicita a confecção da carteira, mas não faz a retirada, fica impossibilitado de pedir a emissão do documento em qualquer lugar do país, “já que todo o sistema é interligado”.

Quem fez o pedido, mas ainda não pegou o documento, deve se dirigir à unidade do SineBahia onde deu entrada na solicitação, munido do protocolo de atendimento ou documento de identificação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão