Juazeiro implanta Samu regional e serviços de alta complexidade em cardiologia

Os nove municípios da microrregião de Juazeiro assinaram, nesta quinta-feira (3/3), na sede do SAMU de Juazeiro, o termo de compromisso para a operacionalização do SAMU Regional. O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, presente ao evento de assinatura dos termos, parabenizou os oito prefeitos pela integração existente entres os municípios que se mobilizaram com a finalidade de implantar o SAMU 192 para a população da região.
Solla explicou que, na prática, este termo de compromisso é uma autorização do município repassando parte dos recursos destinados ao SAMU de sua cidade, para o município sede da regional, que neste caso é Juazeiro. Estes recursos ajudam a custear as despesas referentes à regionalização da oferta dos atendimentos, viabilizando financeiramente o funcionamento do SAMU Regional. “Este é mais belo exemplo de que é possível encontrar soluções criativas, uma iniciativa inovadora que vai beneficiar milhares de pessoas”, elogiou Solla.

Com a implantação do SAMU Regional de Juazeiro, uma população estimada em cerca de 533 mil pessoas será beneficiada. Assim, os moradores dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso e Uauá estarão sendo beneficiados com este importante serviço de atendimento pré-hospitalar. No total, o SAMU Regional de Juazeiro vai contar com 13 ambulâncias de suporte básico, sendo cinco em Juazeiro e uma em cada cidade, além de duas ambulâncias de suporte avançado, totalizando 15 veículos, que vão atender a partir da sede regional, em Juazeiro.

Cardiologia

Outra importante ação da agenda do secretário Jorge Solla foi a assinatura do contrato para realização de procedimentos de alta complexidade em Cardiologia. O contrato assinado entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e o Hospital Promatre de Juazeiro prevê a realização de cirurgias cardíacas, serviços de hemodinâmica, entre outros procedimentos. Para Solla, esta ação representa mais um importante movimento da Sesab, no sentido de descentralizar a oferta de atendimentos em alta complexidade na Bahia, um investimento em torno de R$ 600 mil por ano, que, certamente trará muitos benefícios para a população de toda a região de Juazeiro.



A comitiva do secretário Jorge Solla contou com a presença do superintendente de Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, da diretora de Atenção Especializada, Ledívia Espinheira e do coordenador de Urgências da Sesab, Paulo de Tarso. O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, e o seu secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, também acompanharam o secretário Jorge Solla nesta manhã de boas notícias para a saúde da população de Juazeiro e região.

Ascom Sesab
Samu / Juazeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão