Greve da construção chega ao fim após 33 dias





Karina Baracho - Tribuna da Bahia

Depois de 33 dias de paralisação, os operários da construção civil decidiram acabar com a greve iniciada no dia 10 de fevereiro último. A decisão aconteceu no final da tarde de ontem, durante assembleia realizada pelo sindicato dos Trabalhadores, da Indústria, da Construção Civil e da Madeira do Estado da Bahia (Sintracom). A partir de hoje, os trabalhadores retornam ao campo de trabalho.

Na assembleia que aconteceu no Largo de São Bento, foram apresentados aos funcionários da construção civil os prós e os contras da proposta dada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), uma espécie de acordo entre o laboral e o patronal. “Nos foi oferecido, através do Tribunal Regional do Trabalho, um aumento de 10% agora em março e outro de 1% em junho. E dos dias parados nós pagaríamos 60% e 40% ficaria com as empresas”, disse o presidente do Sintracom Luis Carlos Belon.

De acordo com ele, o objetivo do sindicato foi apenas o de mediar as negociações. “Mas a decisão foi dos trabalhadores”, acrescentou. Os funcionários exigiam inicialmente reajuste de 20%, o patronal ofereceu 6,47%, então os trabalhadores reduziram o valor para 15%. Ainda sem entrarem em nenhum acordo as duas classes resolveram ir para os tribunais e receberem uma decisão da Justiça sobre a situação.

Durante a greve, muitas rodadas de negociações aconteceram entre as classes envolvidas e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) também fez mediações. Pelo menos 99% dos funcionários das construções de grande porte da capital baiana aderiram à paralisação, o que atrasou em pelo menos 30 dias a entrega dos empreendimentos e desesperou os compradores dos imóveis.

Os funcionários chegaram a aceitar a proposta da mediação da SRTE de reajuste salarial de 8% a partir de 1º de janeiro e mais 4% a partir de 1º de março, num total de 12%, desde que os patrões respeitem a proporcionalidade das horas extras, na compensação dos dias parados. Mas os empresários do setor não concordaram com a proposta e continuaram a oferecer 6,47% de reajuste, que seria a reposição da inflação do período, além da compensação de todos os dias parados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão