Sessão marca retorno das atividades da Câmara de Guanambi


A Câmara Municipal de Guanambi realizou na noite desta segunda-feira, 21, no auditório Vereador Lino Teixeira a sessão ordinária que marca o retorno dos trabalhos legislativos após o recesso parlamentar. Diversas autoridades como o prefeito Charles Fernandes, secretários municipais, presidentes de associações de bairro, diretores de universidades, instituições de saúde e de entidades de classe.

Inicialmente, o prefeito Charles Fernandes usou da tribuna para falar da satisfação em estar presente no início das atividades da Câmara de Guanambi e frisou: “trabalho preservando a Harmonia entre os dois poderes. A Câmara de Guanambi desempenha papel crucial no processo administrativo do município”. Expressou também sua preocupação quanto o início das obras da adutora do Rio São Francisco, além de elencar pontos importantes que tem realizado em seu governo.

O presidente da Câmara de Guanambi Hugo Costa iniciou tratando do novo slogan que adotou para a Câmara Municipal: “A Casa do Povo”, em substituição à “A Casa da Cidadania”. Segundo ele, “O exercício da cidadania envolve o gozo de direitos amplos e uma postura responsável dos indivíduos frente aos deveres postos a partir do Contrato Social que configura uma Nação. A cidadania, para boa parte de nosso povo, é luxo.” O presidente completou dizendo “somos “A Casa do Povo” porque queremos acolher, também, a participação de homens e mulheres para quem a cidadania é uma palavra até bonita, mas vazia de sentido para a existência que experimentam”.

Hugo Costa também falou do trabalho já realizado na Câmara durante o recesso como a atualização dos recursos tecnológicos, bem como das instalações físicas de modo a proporcionar mais eficiência aos trabalhos dos vereadores e assessores. Além disso, elencou as comissões internas criadas para a consolidação de algumas políticas como a Comissão de Revitalização do Memorial para reunir, sistematizar, organizar e tornar disponível toda a memória da Câmara Municipal, Comissão de Levantamento Patrimonial com a finalidade de reunir informações, cadastrar e registrar todos os bens da Casa e uma Comissão que tem como objetivo a elaboração de um anteprojeto do Código de Ética e Decoro Parlamentar. O presidente concluiu abordando questões sobre o ordenamento territorial do município, ordenamento econômico e sobre o poder fiscalizador da casa legislativa que tem o dever de acompanhar a operação das políticas públicas.


Também usaram da palavra os vereadores Latinha Lélis, Elder Guimarães, Agostinho Lira, Sivaldo Martins, Eponina Gomes, Agostinho Paes, Eldimar Ladeia (Nenzinho), Vá Donato, Adão Oliveira, Ruy Fernandes e o vereador Vítor Bonfim, que, por ser o 1º secretário da nova Mesa Diretora, deixa o cargo de líder da oposição, que passa a ser ocupado pelo vereador Latinha Lélis, que falou das reivindicações apresentadas aos secretários de Administração, de Indústria e Comércio e de Meio Ambiente da Bahia, a fim de viabilizar mais crescimento para Guanambi e região. Falou também sobre contato mantido com o médico e Assessor da SESAB, Alfredo Boa Sorte, e com a senadora Lídice da Mata sobre o problema de abastecimento em Guanambi. Por fim, frisou das negociações com a Diretora Estadual da Vigilância Sanitária, Ita de Cássia, para adiantamento no processo de expedição do alvará do Hospital do Rim de Guanambi.

O líder do governo, Agostinho Lira, falou da parceria mantida entre a UNEB e a Prefeitura de Guanambi para viabilizar o projeto esportivo desenvolvido entre as partes que visa levar o esporte àqueles que não têm acesso ao mesmo. Agostinho frisou também a importância da Prefeitura Itinerante, realizada no último sábado, em Morrinhos, além da inauguração da quadra poliesportiva na comunidade Curral de Varas. Segundo ele “a Prefeitura de Guanambi está de parabéns por levar toda sua estrutura de atendimento a comunidades da região”. O vereador finalizou abordando, também, a preocupação quanto a situação do abastecimento de água no município de Guanambi.

Ao término da sessão, foram apresentadas as novas composições das comissões permanentes, que ficou da seguinte maneira:


· Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final: Carlos Jacson – Loló – (Presidente), Elder Guimarães e Vítor Bonfim.


· Finanças e Orçamentos: Eponina Gomes (Presidente), Carlos Jacscon (Loló) e Agostinho Paes.



· Educação, Saúde e Obras: José Carlos Lélis – Latinha – (Presidente), Vá Donato e Sivaldo Martins.
Share:

Nenhum comentário:

Acesse e Leia!

Seguidores

Mais Vistos da Semana

Arquivo do blog

Arquivo do blog