Reunião do Colegiado de Gestão Microrregional da Saúde de Guanambi


Ontem(10),às 9 horas, no auditório da Secretária Municipal de Saúde, aconteceu a reunião ordinária do Colegiado de Gestão Microrregional da Saúde de Guanambi com o objetivo de discutir a seguinte pauta: problemas no financiamento do Samu-192; condições para a ampliação do Samu Regional; e informes da cidade de Igaporã.

A reunião contou com as presenças de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Alfredo Boa Sorte (Assessor Especial da SESAB), e do Dr. Paulo de Tarso (Coordenador Estadual do Samu e das Urgências e Emergências); Coordenador Regional do Samu de Guanambi, Edilson Coqueiro; Prefeito de Caetité e Presidente da Amavale, Zé Barreira; Vereador de Guanambi e Presidente da UVERMIG, José Carlos Lélis - Latinha;  e 20 membros efetivos do Colegiado: Dr. Edson Luís Lélis (Diretor da 30ª Dires e Presidente do Colegiado), Dr. Luís Mariano (Secretário de Saúde de Guanambi), José Nilson Soares (Secretário Municipal de Urandi), Gildenor Bernandes (Coordenador do Samu de Guanambi), Gleide Públio (30ª Dires), Roque Silva (Secretário de Saúde de Caculé), Márcia Abreu (Secretária de Saúde de Jacaraci), Leone Laranjeiras (Secretaria de Saúde de Sebastião Laranjeiras), Jackson Magalhães (Diretor da 24ª Dires - Caetité), Heber Melo (Secretário de Saúde de Carinhanha), Marco Túlio (Secretário de Saúde de Palmas de Monte Alto), Fábio Alves (secretário de saúde de Matina), Rebecca Pereira (candiba), Kátia Silveira (Médica do Samu de Guanambi),Lécia Porto (24ª Dires - Caetité), Ginaldo Gomes (Secretário de Saúde de Malhada), Maria Glória Borges (Secretário de Saúde de Rio de Antônio), cinthia Marques (Secretária de Saúde de Caetité), Mário do Carmo (Secretário de Saúde de Riacho de Santana), Juliano Dias (Secretário de Saúde de Tanque Novo), Nilton Moitinho (Secretário de Saúde do Iuiú), Waldir Barros (Secretário de Saúde de Igaporã). O evento também teve a presença de Olimar Oliveira (Secretário de Agricultura de Caetité).

O Presidente do Colegiado, Dr. Luia Lélis, fez a abertura da reunião informando que o projeto da Secretaria Estadual de Saúde é implantar mais 3 USAs - Unidades de Suporte Avançado nas cidades de Guanambi, Caetité e Caculé e que o objetivo da reunião é debater e deliberar sobre os problemas do financiamento do Samu, condições para a ampliação do Samu Regional e informes de Igaporã.

Os representantes do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Alfredo Boa Sorte e Dr. Paulo de Tarso, destacaram a importância da implantação do Samu Regional de Guanambi e que hoje temos 75% de cobertura do Samu-192 na Bahia e que a meta é chegar a 100%, reconhecendo a necessidade de resolver os problemas relacionados ao financiamento da rede, conforme proposta debatida na cidade de Juazeiro, através da cooperação financeira dos municípios que fazem um rateamento das despesas com as cidades sedes das USAs e com central de regulação. Também informaram que em 10 dias os repasses dos Governos Federal e Estadual serão regularizados para solucionar parte dos problemas do financiamento.

O Secretário de Saúde de Guanambi, Dr. Luís Mariano, e do Coordenador Regional do Samu, Edilson Coqueiro, fizeram um balanço das ações do Samu Regional, destacando os aspectos positivos e a importância na melhoria da saúde, bem como relataram os problemas relacionados ao financiamento, deficiências atuais da rede, falta de viaturas de reserva, comunicação precária entre a regulação e os atendimentos, falta de capacitação dos profissionais de saúde, entre outros. Também o Coordenador Edilson fez uma explanação sobre o novo dimensionamento das USAs de Guanambi, Caetité e Caculé, dando enfase sobre a cessão de recursos para a Central de Regulação e a apresentou uma proposta para a ampliação do Samu Regional, que atualmente atender 13 cidades e passará para 21 municípios.

Os membros do colegiado aprovaram por unanimidade as propostas apresentadas na reunião com destaque o sistema de cooperação entre os municípios com vista a ratear os custeios com a USAs e a central de regulação. Dr. Paulo de Tarso levantou a necessidade da criação do Núcleo de Educação Permanente, visando a qualificação continuada dos profissionais do Samu. Dr. Alfredo Boa Sorte fez a sugestão da realização de um seminário sobre urgências e emergências.

Finalizando a reunião, Dr. Luia, destacou a presença do Prefeito de Caetité Zé Barreira como único representante do Executivo e parabenizou a Prefeitura de Monte Alto pela realização do concurso público para a contratação do pessoal do Samu.
Share:

Nenhum comentário:

Acesse e Leia!

Seguidores

Mais Vistos da Semana

Arquivo do blog

Arquivo do blog