Prefeitura de Caetité faz entrega de ônibus escolares e ambulâncias à comunidade


A Prefeitura de Caetité entregou à população, na manhã deste sábado (05.02), em carreata pelas ruas da cidade, sete ônibus para o transporte escolar que começam a operar nos próximos dias. Os veículos, entregues foram adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, através de convênio do Governo Federal e a Prefeitura e beneficiarão os estudantes das escolas municipais.

Os veículos foram projetados e adaptados para trafegarem em estradas de chão, principalmente em locais de difícil acesso.

O Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

Algumas características dos ônibus entregues à população:

Pára-choques mais altos para enfrentar estradas irregulares; reboque na frente e atrás do veículo para servir de ponto de apoio; apoio de braço nas cadeiras do corredor e um dispositivo que impede a abertura da porta do ônibus quando ele estiver em movimento; porta com vão livre de 95 cm que permite a passagem de cadeira de rodas; pneus do tipo borrachudo; vidros verdes para melhorar o conforto térmico; poltrona tipo sofá com 2 ou 3 assentos, todos com cinto de segurança subabdominal; assento preferencial com cinto de 4 pontas; limitador de velocidade para 70 km/h; corredor central mais estreito para aumentar a quantidade e o conforto dos assentos, além de evitar que os estudantes fiquem em pé nos veículos.

Também foram entregues à população três ambulâncias, sendo duas adquiridas por meio de recursos próprios do município e uma através de convênio com o Governo do Estado da Bahia. Todas as ambulâncias, que são da marca Ford, modelo Courier, estão equipadas para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes. Cada uma tem custo estimado em R$ 55 mil. Com estas novas aquisições os serviços de saúde oferecidos em nosso município serão ampliando, melhorando ainda mais o grau de satisfação da comunidade, especialmente daquela que mais precisa.

Participaram da entrega, o Prefeito Zé Barreira, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Cléia Montenegro, a Vice-Prefeita Dra. Fátima, a Secretária Municipal de Educação, Profa. Rosemária Joazeiro, a Secretária Municipal de Saúde, Cynthia Lopes, o Secretário de Administração e Finanças, Aldo Gondim, o Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Nilo Azevedo, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Portela, os Vereadores Zacarias Nogueira e João do Povo, os ex-prefeitos Dácio Oliveira e Olimar Oliveira, vários integrantes da administração municipal e populares.

Assessoria de Comunicação - ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão