Governo garante qualidade da educação e amplia vagas para pré-vestibular e formação de professores


Guanambi: Colégio Estadual Gercino Coelho foi todo reformado pelo Governo do Estado

A ampliação de vagas destinadas à Universidade para Todos (UpT) e à graduação de professores é destacada pelo governador Jaques Wagner no seu programa de rádio desta terça-feira (8), em que dá boas vindas à comunidade escolar da rede de ensino estadual nesse início do ano letivo. “Nós vamos continuar trabalhando muito para qualificar a educação, desde a alfabetização, realizada por meio do Topa, que já é um sucesso reconhecido no país, até a universidade”.

Nesse sentido, o governador anuncia a ampliação para 40 mil do número de vagas destinadas à UpT - “25 mil como pré-vestibular” – e 60 mil para a qualificação dos docentes, resultado da parceria do Estado com o Ministério da Educação desde a primeira gestão. Segundo ele, o governo vai estar presente em 144 municípios (24 territórios de identidade), fazendo o reforço do terceiro ano do ensino médio para facilitar os jovens da escola pública a ingressar na universidade.

Jaques Wagner diz ainda que o foco do governo é o programa Todos pela Escola, que tem proporcionado melhoria dos equipamentos físicos, por meio de reforma. Foram investidos R$16 milhões na manutenção da estrutura predial e funcionamento das escolas e já está prevista a entrega de 47 mil mesas e carteiras novas para os alunos.

O governador enfatiza a continuidade do processo de qualificação e valorização dos professores, com a democracia na escola, por meio da realização de eleição direta para diretores, e diz que o Estado vai procurar “contribuir, ser parceiro, cooperar com os prefeitos” com o objetivo de melhor o ensino fundamental (de 1ª a 4ª série). “Nós temos trabalhado em parceria com o governo federal, com o Ministério da Educação, para que a gente, na terra de Anísio Teixeira, possa oferecer um ensino de qualidade.

Ainda sobre a qualificação dos professores da rede pública, o governador destaca o programa de formação, lembrando que em 2007, a Bahia era o estado com o maior número de professores em sala de aula sem cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Base (LDB), responsável pelo ordenamento jurídico toda área de educação. Para se dar aula tinha que se ter formação universitária.

“Nós chegamos e vimos uma lacuna muito grande. Em parceria com o Ministério da Educação, ao longo de quatro anos oferecemos a graduação para esses professores se qualificarem. Agora estamos garantindo 60 mil vagas”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão