Carta Aberta ao Povo de Guanambi


Caro cidadão(ã) guanambiense,

Viemos através dessa carta informá-lo sobre a atual situação de um patrimônio que também é seu: “A Residência Estudantil de Guanambi (REG)”. A REG foi criada na década de 70 com a finalidade de proporcionar aos estudantes carentes de nossa cidade o acesso a melhores de condição de ensino, por sua vez, não existentes em nosso município. Durante esses quarenta anos, a REG vem cumprindo seu papel e contribuindo não somente para a formação acadêmica como também para a formação de indivíduos capazes de compreender e interferir positivamente na nossa dura realidade. Prova disso são os diversos trabalhos sociais implementados gratuitamente pela Residência com foco na população carente de nossa cidade. Sabemos que é pouco diante das grandes necessidades de Guanambi, porém ao mesmo tempo compreendemos que estamos fazendo a nossa parte para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Da década de 70 até hoje muita coisa mudou, porém a nossa luta pela ampliação do acesso a um ensino superior público e de qualidade nunca se rendeu aos interesses daqueles que se utilizam de fatos infundados para denegrir a imagem da REG. Pelo contrário, nesse ano novo gostaríamos de convocar você, cidadão guanambiense, para participar mais uma vez da nossa campanha pela compra de uma Casa Própria para a REG. Não conseguimos entender porque uma cidade do calibre de Guanambi possui uma Residência Estudantil com uma das piores estruturas entre todas as Residências existentes em Salvador. Enquanto outras Casas Estudantis chegam a abrigar até 80 estudantes, a REG foi obrigada em seu último processo seletivo a abrir vaga para somente um estudante, devido ao fato de estar com sua capacidade limite (20 pessoas) quase esgotada. Isso é inadmissível!

Não se deixe enganar por “frases feitas”. Nossa cidade ainda está longe de ser um pólo educacional e a demanda de estudantes que procuram (ou que desistem de lutar) por um curso superior não existente em nossa região aumenta a cada dia. Não aceitamos o pensamento retrógrado e elitista de se valer do determinismo financeiro como desculpa para justificar a impossibilidade do estudante carente em seguir determinadas áreas do saber. Sabemos que existem diversos talentos em nossa região que se vêem obrigados a desistir dos seus sonhos e seguir carreira em áreas afins por falta de oportunidades.

Felizmente, nós podemos mudar esse quadro. Podemos exigir mais respeito e atenção do poder público municipal em relação as demandas dos estudantes carentes de Guanambi. É intolerável que nossos jovens tenham menos oportunidades do que jovens de cidades menores que Guanambi, tais como: Macaúbas, Boquira, Itaberaba, Ipirá e Xique-Xique, por exemplo. Nossos estudantes precisam ter o direito de escolha. Devemos agir o quanto antes para que o jovem de amanhã não encontre as portas fechadas para um futuro melhor pautado numa educação superior pública e de qualidade.

Casa Própria para a REG: essa luta também é sua!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão