Caetité - Polícia é acusada de execução


04/02/2011 - Por: Jornal do Comercio



Foto:
Caetité - Polícia é acusada de execução

CAETITÉ (BA) - Policiais militares são acusados de inventar um acidente automobilístico para esconder uma possível execução de um jovem de 16 anos na Bahia. Atendendo a um pedido do Ministério Público, a Justiça autorizou a exumação do corpo do estudante Danilo Willian Carvalho Oliveira, que teria sido a vítima.


Segundo boletim de ocorrência, ele morreu em um acidente de carro na noite de 22 de janeiro, na BR-030, entre os municípios de Igaporã e Caetité, a 757 km de Salvador. O B.O. diz que uma picape Strada, conduzida por Willian Alves de Fernandes Pessoa, 35 anos, colidiu com um Corsa guiado por Oliveira. Com o impacto da batida, o jovem teria fraturado o pescoço e morrido antes de dar entrada no hospital. O carona do Corsa, Euvaldo Alves Ladeia, teria sofrido ferimentos leves e afirma não recordar o que de fato aconteceu.


Amigos e testemunhas contestam a versão da polícia e garantem que quatro PMs espancaram o jovem até a morte. Oliveira participava de uma competição de som de carro em Igaporã, quando se envolveu numa confusão com um suposto competidor. Ele e o colega fugiram, mas foram perseguidos, chegando até Caetité. De volta à rodovia, desta vez rumo a Guanambi, eles foram localizados e alcançados pela picape. “Ele foi perseguido pelo motorista da picape, que acionou a polícia para tentar alcançá-lo”, relatou uma testemunha.


A perseguição atraiu dezenas de curiosos, que garantem ter visto a colisão e a retirada de Oliveira. “Ele conseguiu andar normalmente pela pista”, contou. Em seguida, segundo depoimentos, os colegas foram detidos, passando a receber chutes, socos e golpes de cassetete. Depois foram atirados num camburão da PM. Para as testemunhas, o jovem foi executado.


Dois dias depois do acidente, o Comando do 17º Batalhão de Polícia Militar afastou, preventivamente, os PMs envolvidos na ocorrência. O capitão Osvaldo Veloso Vidal, assessor de comunicação social do BPM, enfatizou, em nota, que o órgão solicitou ao MP de Caetité perícia técnica nos veículos envolvidos e na viatura. Também será aberta sindicância interna para apurar a participação dos policiais. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. O laudo deve ser apresentado em 10 dias, contados a partir de 1º de fevereiro.


Postado por José Maria Nóbrega

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão