Vereador Latinha e Professor João Augusto de Lima Rocha visitam Pedro Santos



No dia (3), às 11:30, o Vereador José Carlos Lélis - Latinha e o Professor da UFBa João Augusto de Lima Rocha visitaram Pedro Santos. Pedro Santos é Luthier exclusivo de fabricação de instrumentos acústicos artesanal: violas, violões, bandolins e cavaquinhos.



História de Pedro Santos




Pedro santos, nasceu em 1966, na fazenda Curral de Varas, Município da cidade de Guanambi. Mudou-se para Guanambi em 1982.

Incentivado pela arte de trabalhar com madeira e tocar viola, decidiu fabricar seu primeiro instrumento, isso por volta do ano de 1990. No começo teve muitas dificuldades para iniciar o trabalho, pois não havia informação disponível, só depois de muita mão de obra e desperdício de madeira conseguiu montar a primeira viola. Viola esta que apresentava muitas imperfeições, mas, pra começar já estava muito bom.



Pedro Santos apresentando os Bandolins que fez para o Armandinho e Aroldo Macedo.

"Cheguei a fazer mais alguns violões, e com isso descobri que a arte exigia muito mais conhecimento do que eu imaginava, e por conta disso fiquei desanimado e parei com o trabalho por alguns anos, até que um dia eu me deparei com um livro: Toque - Curso completo de violão e guitarra da Rio Gráfica edição de 1982, onde encontrei muitas informações sobre a construção do violão. Foi então que me convenci de que eu teria condição de continuar a arte de fazer violões. Comecei a recolher madeiras, reiniciei o trabalho e cada vez mais pesquisando tudo sobre a feitura do instrumento, tudo foi se encaixando até que eu consegui um bom resultado no meu trabalho. Desta forma, a repercussão do trabalho foi crescendo localmente entre amigos, músicos regionais, até alcançar veículos de comunicação maiores, como jornal "A tarde" de Salvador, TVE de Salvador e pelo programa Na carona da TV Bahia, que foi exibido no dia 27/08/2005 às 9:00h.

Atualmente tenho construído violões de 6 e 7 cordas, cavaquinhos, Bandolins e violas caipira, além de violões de aço, de 6 e 12 cordas e também faço pequenos reparos de vez em quando em alguns instrumentos.
 
É importante lembrar que para se construir um bom instrumento, é preciso usar madeira de boa qualidade e totalmente seca, de preferência madeira seca há muitos anos e na espessura exata para a montagem de cada instrumento. Sem esses cuidados, jamais alguém conseguirá realizar um bom trabalho.


Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão