Pindaí conclui primeira etapa da compostagem

Tribuna Popular 
Domingo, 16 de Janeiro de 2011  
 
Na busca pelo desenvolvimento sustentável e pela preservação do meio ambiente, A Prefeitura de Pindaí junto à secretaria de Agricultura e meio ambiente em parceira com a empresa Bahia Mineração deram início ao projeto Circuito do Lixo no mês de outubro de 2010. O projeto tem por finalidade a produção de um adubo orgânico através da utilização da matéria prima coletada do lixo (Restos de poda, frutas, legumes, borra de café, saquinhos de chá, papel, palitos de fósforo, dentre outros). Para tal foram capacitadas e empregadas diretamente 3 pessoas para estarem responsáveis pela coleta seletiva de material orgânico e 2 pessoas para o preparo do composto.

No dia 15 de janeiro de 2011 representantes da Secretaria de Agricultura e meio ambiente e da Bahia Mineração visitaram o local de realização da atividade para conclusão da 1ª etapa, na oportunidade foi exposto todo adubo orgânico produzido durante a etapa inicial, onde cerca de 10% de todo composto foi retirado para a fase de acréscimo das substâncias: Cálcio e Potássio, após a mistura técnicos e representantes da BAMIN se mostraram satisfeitos com os primeiros resultados, e já programam a realização de experimentos nas lavouras locais.

O adubo orgânico é conhecido por seu rico potencial de fertilização, correção e melhoramento ou condicionamento do solo. É um fertilizante, embora de baixa concentração, sendo necessário usá-lo em maiores quantidades, contém: nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, magnésio e enxofre, além dos micronutrientes: boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco.

A agricultura orgânica desponta como uma das opções em crescente expansão, pois além de reduzir a utilização de insumos externos, permite que o produtor desenvolva experiências dentro do seu próprio ambiente, e elimine o uso de insumos agroquímicos como pesticidas, fungicidas e herbicidas.

Segundo o Prefeito Lorivaldo da Cruz Teixeira "LORO" o adubo orgânico será distribuído para agricultores do município em experimento, visando além de propagar essa importante iniciativa, aumentar o potencial produtivo na agricultura familiar pindaiense.

Comentários

ANDRESSA disse…
gostei é sobre o meu trabalho

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão