Indústria

EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE PARQUE EÓLICO NA BAHIA CHEGAM A SALVADOR

Está aportado no Terminal de Container (Tecon) de Salvador, o lote número um de equipamentos destinados à construção do primeiro Parque Eólico da Bahia, no município de Brotas de Macaúbas. A chegada destas peças marca as primeiras ações de energia eólica (a partir dos ventos) no estado, garantindo a continuidade da nova política energética do governo baiano.
“Trata-se de um marco inaugural para a energia eólica no estado, que deixa de ser uma perspectiva para se tornar uma realidade”, afirmou o representante dos assuntos de energia eólica da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Rafael Valverde, durante visita realizada ao Tecon nesta quinta-feira (23).
O lote contém, no total, 45 pás (espécie de hélices gigantes) e 25 nacellis (motores) para a construção de aerogeradores. Os equipamentos ficam no terminal até o final de janeiro de 2011, quando serão devidamente transportados para Brotas de Macaúbas. Valverde explicou que o lote foi adquirido da fabricante internacional Alston pela empresa Desenvix – vencedora de leilão realizado em dezembro de 2009, que irá implantar e administrar o Parque Eólico, em Brotas de Macaúbas, mediante incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado.
Em investimentos privados, portanto, estima-se R$ 250 milhões iniciais. “Isso vai possibilitar a interiorização da cadeia de energia limpa, atraindo novas empresas e gerando cerca de três mil empregos diretos no estado”, destacou.
No total, serão construídos 18 parques eólicos na Bahia, dos quais três serão localizados em Brotas de Macaúbas e os demais espalhados nos municípios de Caetité, Guanambi, Casa Nova, Pindaí, Riacho de Santana, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu e Sento Sé. A previsão é de que todos estejam em pleno funcionamento em setembro de 2012.
Brotas de Macaúbas 
Com relação a este parque eólico, estima-se um investimento total, para implantação das três usinas com capacidade para geração de 90 MW de energia elétrica a partir da força dos ventos, de R$ 400 mil. As obras têm previsão para começar no mês de março e conclusão prevista para julho de 2011.
O segundo e último lote de equipamentos tem previsão de aportar no Tecon no início de janeiro de 2011, com mais 57 nacellis e 171 pás. O empreendimento confirma os estudos realizados há dez anos, que identificaram o grande potencial eólico brasileiro da região Nordeste, sobretudo na Bahia, nos arredores da Chapada Diamantina.
Este projeto foi viabilizado pela parceria entre o Governo do Estado e a Desenvix, que tem participação em empreendimentos de geração de energia elétrica em três estados brasileiros. A Desenvix foi uma das baianas contempladas no leilão de fontes eólicas, realizado em dezembro de 2009, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
Energia eólica
 
A Bahia foi beneficiada com 18 projetos no leilão da Aneel, tendo o Governo do Estado assinado protocolo de intenção com as empresas cadastradas, com a finalidade de conceder incentivos fiscais e apoio logístico. Quando se iniciar a fase de operação, os parques eólicos irão acrescentar 390 MW de energia limpa e renovável à oferta estadual de energia elétrica.
“Hoje, cerca de 40 municípios baianos já estão envolvidos em algum tipo de atividade ligada à produção de energia eólica, que é limpa, sustentável e pode contribuir, ainda, para a diminuição de preços com relação às termoelétricas”, pontuou Valverde.
A geração de energia limpa no estado está estimulando a implantação de fábricas de aerogeradores, torres e componentes industriais para a nova indústria da energia produzida pelos ventos. Prova disso é a decisão das empresas internacionais Alstom e Gamesa de implantar, na Bahia, suas primeiras unidades industriais de turbinas eólicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão