Região da Serra Geral reivindica corpo de bombeiro para Guanambi


Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros na Bahia

A necessidade da implantação de um corpo de bombeiro na região da Serra Geral é fundamental para o desenvolvimento e a prevenção e combate a incêndios, resgate de salvamento e ampliação dos vôos aéreos em Guanambi. A reivindicação será fundamental com a criação da Unidade de Preservação da Serra de Monte Alto, que será oficializada nesta segunda-feira(29) pelo governador Jaques Wagner.
Existem Corpo de Bombeiros em Salvador e outras 12 cidades da Bahia, conforme mapa acima. Neste sentido, Guanambi como principal cidade pólo da região da Serra Geral reivindica uma unidade de corpo de bombeiro com veículos dos tipos autobomba-tanque (ABT), aeródromo(AER), auto-rápido urbano (AC) e auto-florestal (AF).
Importância do Corpo de Bombeiros:
O ABT, destinado ao combate de incêndios, é dotado de mangueiras, escada simples, esguicho e fardamento especial para o bombeiro. O AER, que combate incêndios em aeroportos e arredores, possui uma base de espuma para poder se aproximar das naves em chamas.
O AC é mais ágil e menor do que os carros convencionais. Ele foi projetado para fazer o combate ao fogo e também o resgate e salvamento. O veículo conta com os mesmos utensílios do ABT e além de macas, respiradores, equipamentos de salvamento em altura e aquático.
O AF é munido de equipamentos padrão, tal qual o auto-bomba, mais equipamentos específicos, dentre eles a bomba costal, que é manual, levada nas costas, permitindo que o bombeiro enfrente o fogo a pé. Conta também com abafadores, parecidos com uma vassoura, que, quando batidos no chão, retiram o ar e acabam com o incêndio.

Outro aspecto importante é a necessidade de atrai novos vôos regionais com linha semanal, a exemplo da empresa aérea Passaredo, sendo que a ANAC exige a implantação do corpo de bombeiros.

Prefeito de Guanambi inicia entendimentos
para operação de linha aérea



O Prefeito de Guanambi Charles Fernandes, acompanhado do Secretario Municipal de Planejamento e Indústria e Comércio Jairo Magalhães, esteve reunido no último dia 04, em Ribeirão Preto (SP), com os diretores da empresa aérea Passaredo, Ricardo Merenda (Planejamento) e Ricardo Magalhães (comercial), além do Diretor de Recursos Humanos da Bahia Mineração, Mauro Santana.

Na pauta do encontro, a solicitação do Prefeito no sentido da empresa passar a operar com uma linha aérea no trajeto Belo Horizonte - Guanambi, Guanambi – Salvador.

Durante a reunião, a Prefeitura Municipal apresentou um detalhado estudo sobre a região, abrangendo 38 municípios que pode representar uma demanda exigida pela linha. A Passaredo sinalizou de forma positiva, apresentando algumas exigências da ANAC que terão de ser feitas no Aeroporto local e se comprometeu a realizar um estudo de mercado.

“Saímos confiante da reunião no que diz respeito a possibilidade de termos esta linha e no que depender dos nossos esforços, tudo faremos para atender as exigências da ANAC, assim que a Passaredo se dispor a operar”, afirma o Prefeito Charles Fernandes.

Charles e Jairo também se reuniram com o Presidente da Passaredo José Luiz Felício.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Guanambi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão