Parque Estadual da Serra dos Montes Altos





O Governo do Estado criará, na próxima segunda-feira (29), um mosaico com duas Unidades de Conservação de Proteção Integral, localizado entre os biomas caatinga e cerrado. O ato acontecerá durante a posse dos 13 conselhos gestores de unidades de conservação, que será realizada no auditório principal da Fundação Luiz Eduardo Magalhães (FLEM), às 9h e contará com a presença do governador Jaques Wagner.


Unidades de Conservação- As duas Unidades de Conservação que serão criadas são: o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos, localizadas no Sudoeste baiano, em uma região que sofre com a ação do homem.

De acordo com a técnica da Diretoria de Unidades de Conservação, Samantha Grimaldi, a área escolhida sofre com atividades degradantes, como a produção de carvão, queimadas e a retirada de madeira ilegal. “É uma região extremamente rica em recursos hídricos, com três cachoeiras expressivas e 148 nascentes, onde se encontra a presença de felinos e outros mamíferos de grande porte, além de apresentar espécies da flora e da fauna em extinção. O mosaico de UCs está numa área que carece de proteção”, destaca.

A região onde serão criadas as UCs, localizadas no Território de Identidade Sertão Produtivo, é rica também em patrimônio cultural. Durante as visitas dos pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foram encontrados sítios arqueoastronômicos e arqueológicos, além de artes rupestres, localizadas em grutas e abrigos. A partir dessas descobertas, foram elaborados relatórios e disgnósticos que subsidiaram o processo de criação do mosaico.

Comentários

Anônimo disse…
Há um Erro na informação, pois foram os pequisadores da UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Prof Avaldo Filho, Prof Joaquim Perfeito, Profa Andrea Sanches, Prof Eduardo dentre outros.

Avaldo Filho

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão