Ministro da Saúde lança programa de combate à dengue em Salvador


A Tarde On Line
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, veio a Salvador na manhã desta quinta-feira (18) para lançar a Campanha Nacional de Combate à Dengue em 2010. A apresentação do ministro durante a coletiva de imprensa fez parte da programação do 1º Encontro Estadual de Regionalização da Saúde no SUS-BA, promovido pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Temporão chamou a atenção  para os altos riscos de surto em três cidade baianas e salientou que é necessário manter as ações de combate à doença. “Fizemos o levantamento em dez cidades baianas e vimos altos riscos de surto em três delas: Itabuna, Simões Filho e Ilhéus. Nas outras sete, também há riscos, inclusive em Salvador”, afirmou.
Conforme dados divulgados pela Sesab, em 2009, foram notificados 119.521 casos de dengue, com 66 mortes. Este ano, até o dia 6 de novembro, a Secretaria de Saúde registrou 52.240 notificações, com 34 mortes, o que corresponde a uma redução de 56,3% com relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, os casos foram notificados em 383 municípios baianos.
De acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, ainda em 2010, mais 1,8 mil agentes de endemia estão sendo capacitados para atuar em todos os municípios. Nas cidades que apresentam dificuldades de acesso, serão empregadas 148 motos, disponibilizadas pelo governo do Estado para facilitar o trabalho desses agentes.
O ministro Temporão ressaltou ainda a importância do trabalho junto à população. “As pesquisas revelam que 96% das pessoas sabem quais os sintomas da doença e o que fazer para eliminar criadouros do Aedes aegyptidentro de suas casas. Mas a mudança de comportamento ainda é um desafio”, disse. O ministro completou, afirmando que “nessa lógica, ganham força duas mensagens fundamentais: que o governos e dos cidadãos devem fazer, juntos, a sua parte e que a eliminação de criadouros deve ser algo rotineiro”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão