GOVERNADOR INAUGURA ESCOLA E VISITA MINERADORA EM BRUMADO


Território do Sertão Produtivo, no sudoeste baiano, a 654 quilômetros de Salvador, o município de Brumado, conhecido como ‘a capital do minério’, ganhou, nesta quarta-feira (24), a unidade escolar de tempo integral Professor Ayrton Viana Silva. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner, que descerrou a placa junto com o prefeito do município de Brumado, Eduardo Vasconcelos.

Com capacidade para 500 alunos, esta é a quarta unidade de ensino em tempo integral do município. Além do ensino regular, a escola dispõe de brinquedoteca, sala de informática, refeitório, biblioteca e vai oferecer aulas de teatro, canto e capoeira. Os estudantes do ensino fundamental da rede pública vão usufruir de todas as atividades das 7h às 17h. 

Escola Parque
 “É obrigação dos gestores públicos cuidar e preparar as nossas crianças para um futuro melhor. Até mais rápido do que a média baiana, Brumado evoluiu muito nesses últimos quatro anos”, disse o governador. Jaques Wagner declarou ainda que o equipamento escolar é sinônimo do cuidado com os gastos públicos, já que o montante aplicado na obra (em torno de R$ 800 mil) foi muito abaixo da média do metro quadrado construído em outros locais.

Foram investidos cerca de R$ 800 mil com recursos próprios do município. “São 2,5 mil metros quadrados, com 22 salas de aula para crianças carentes. A concepção é da Escola Parque, de Anísio Teixeira. Essa ação vai consolidar uma base sustentável para o futuro da cidade”, explica o prefeito.
Magnesita 
Após a inauguração, o governador seguiu para a Mina Pedra Preta, maior mineradora de magnesita do mundo, localizada na Vila Catiboaba, onde visitou três frentes de extração de minério. Na oportunidade, Jaques Wagner se reuniu com o diretor da unidade de matéria-prima, Maurício Pinho, e com o diretor financeiro, Flávio Barbosa, para discutir projetos futuros entre a empresa e o governo.

A empresa é privada, de capital misto, dedicada à mineração, produção e comercialização de extensa linha de materiais refratários (revestimentos de fornos de indústria siderúrgica e fabricação de vidros). O Brasil é o oitavo no ranking em produção de magnesita – carbonato de magnésio, que, do ponto de vista econômico, é a principal fonte de extração do magnésio. Sendo produzida apenas no Nordeste.
Com sede em Brumado, a multinacional atua em quatro continentes, emprega cerca de oito mil funcionários e ocupa o terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de refratários do mundo. Possui, atualmente, 75% de participação do mercado de aço refratário e 90% nos segmentos de cimentos refratários no Brasil. A capacidade de produção da empresa supera 1,4 milhão de toneladas por ano. A produção de talco e óxido de magnésio está concentrada na unidade de Brumado, onde trabalham 460 funcionários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão