EUA e Coreia do Sul ameaçam Norte com mais manobras


Portal Vermelho

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul definiram nesta quarta-feira (24) a realização, no próximo domingo, de mais manobras militares, em nova provocação após a troca de tiros ocorrida na terça-feira entre os dois lados da Península Coreana.

O anúncio da nova provocação aconteceu depois de uma uma conversa telefônica entre os presidentes Barack Obama e Lee Myung-bak.

As manobras serão realizadas durante quatro dias no Mar Amarelo e contarão com a participação do porta-aviões nuclear americano George Washington, segundo detalharam as fontes oficiais sul-coreanas depois do contato entre Lee e Obama.

Segundo fontes militares americanas, a nova provocação foi anunciada à China, que no passado criticou os exercícios militares de EUA e Coreia do Sul nesta tensa zona marítima, próxima à costa chinesa.

As forças americanas também planejam enviar pelo menos quatro navios de guerra para as operações militares, que serão realizadas em águas consideradas norte-coreanas pelo governo da República Popular Democrática da Coreia.

O governo sul-coreano admitiu que havia efetuado disparos em direção ao oeste da ilha de Yeonpyeong. O problema é que há uma disputa entre as duas Coreias sobre as fronteiras no Mar Amarelo. A RPDC considera que a ilha está em seu mar territorial, portanto qualquer disparo efetuado nestas águas é tomado como aberta provocação.

Da redação, com agências

Comentários

Roberto disse…
o que não foi divulgado foi que a Coréia do Sul teria atirado antes, parte de uma “exercício militar”.


Outra coisa que poucos sabem é que o proprio Estados Unidos ajudou a Coreia do Norte a fabricar a bomba construindo reatores para esta, através do Donald Rumsfeld. Lembra dele, o rei do Tamiflu?

A beligerância nuclear da Coreia do Norte foi uma criação quase que exclusivamente do governo dos EUA em que eles armaram o estado stalinista tanto direta como indiretamente através de distribuidores globais de armas sob o seu controle, nomeadamente o Dr. Abdul Qadeer Khan, conhecido também como AQ Khan.

Enquanto rotularam a Coreia do Norte como parte do “eixo do mal”, o governo americano entusiasticamente financiou cada etapa de seu programa de armas nucleares.


http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/11/conflito-entre-as-coreias-ou-como-os-eua-ajudaram-a-coreia-do-norte-a-obter-a-bomba-atomica/

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão