ESTADO GANHA DUAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SUDOESTE BAIANO

Governo do estado da bahia
Mais duas unidades de conservação (UCs) foram criadas pelo governo da Bahia: o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos, localizadas no sudoeste baiano, no Território de Identidade Sertão Produtivo.

O anúncio de criação das unidades foi feito nesta segunda-feira (29), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), durante a solenidade de posse de cerca de 350 membros de 13 conselhos gestores de UCs. A região de Serra dos Montes Altos é rica em recursos hídricos, com três cachoeiras e 148 nascentes, onde se encontra a presença de felinos e outros mamíferos de grande porte, além de apresentar espécies da flora e da fauna em extinção.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, afirmou que o mosaico de unidades de conservação está numa área que carece de proteção, por sofrer com atividades degradantes, como a produção de carvão, queimadas e a retirada de madeira ilegal. “As UCs são fundamentais à conservação da biodiversidade, possibilitando a formação de mosaicos que permitam a sustentabilidade regional. Elas também podem representar desenvolvimento para os municípios. Há vários exemplos na Bahia, como na Chapada, de unidades de conservação que recebem milhares de turistas, gerando emprego e renda de maneira sustentável”, explicou Spengler.

A região onde estão as novas UCs é rica também em patrimônio cultural. Nelas foram encontrados sítios arqueoastronômicos e arqueológicos, além de artes rupestres, localizadas em grutas e abrigos.






Fortalecimento da política ambiental

A secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, que representou o governador Jaques Wagner na solenidade, destacou que as unidades de conservação fazem parte do fortalecimento da política ambiental do Estado. Durante o evento, a secretária lembrou que em junho deste ano o presidente Lula esteve em Salvador anunciando a criação de quatro UCs. São elas: o Parque Nacional do Alto Cariri, no município de Guaratinga, o Parque Nacional da Serra das Lontras, em Arataca e Una, o Parque Nacional de Boa Nova e o Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, localizados nos municípios de Boa Nova, Manoel Vitorino e Dário Meira. “Além de o governo da Bahia estar preocupado com a conservação, busca esforços para que os moradores dessas regiões possam desenvolver suas atividades de forma sustentável”, disse Eva Chiavon.
Conselhos e UCs
Os conselhos gestores são fóruns compostos pelos principais atores sociais envolvidos com as UCs (agentes públicos, sociedade civil e empreendedores locais), formados por representantes dos três segmentos, que se reúnem para discutir e buscar alternativas para as questões ligadas à conservação, ao ordenamento do solo e à gestão ambiental nas unidades.

“São muito importantes para a Bahia essas unidades. Assim conseguiremos cumprir as metas de conservação de áreas já ameaçadas pelas ações do homem. Preservar a biodiversidade é uma meta mundial, e a Bahia está dando um grande passo”, observou Renato Cunha, do Conselho da Unidade de Conservação do Parque de Pituaçu.

Os conselhos empossados nesta segunda-feira estão concentrados no Litoral Norte, Região de Salvador, Litoral Sul e Baixo Sul. O objetivo é definir a aplicação dos recursos oriundos da compensação ambiental decorrente de empreendimentos de significativo impacto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão