O povo não é bobo, concorrência já à Rede Globo!

blog do zé


A edição do Jornal Nacional (JN) da Rede Globo, ontem, entrou para a História. Passou a constituir a prova daquilo que mais necessitamos no país: concorrência já em nossa mídia.

O fato é que a edição do SBT Notícias da véspera, 4ª feira, sobre os incidentes - lamentáveis e condenáveis sob todos os pontos de vista - registrados no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Rio, obrigou a Rede Globo a tentar salvar a própria pele, a prestar serviços, e a procurar provar a farsa serrista que ela comprou e levou ao ar desde anteontem.

No incidente no Rio, o candidato da oposição a presidente da República, José Serra (PSDB-DEM-PPS), como tem demonstrado a maior parte da mídia, não foi atingido por nenhum objeto além de uma bolinha de papel, o que realmente não deixa de ser condenável. Mas, daí a aceitar a farsa com fins eleitorais montada por ele, e dar a mais ampla publicidade à sua versão com fins políticos, foi um erro grosseiro do JN.

Erro vai custar caro a Rede Globo


Image
Diretas Já


Como, aliás, custou-lhe esconder a campanha das Diretas Já (1984) ou o Fora Collor (1992): perda de credibilidade e de legitimidade. O fato da emissora contratar um perito, hoje sem credibilidade nos meios forenses, para provar que José Serra foi atingido duas vezes demonstra o desespero da outrora Vênus Platinada. Aliás, a mesma estratégia da Folha de S.Paulo para tentar se redimir na canoa furada em que embarcou em relação ao incidente.
Assim, e como na infâmia do aborto e na obscurantista campanha religiosa desencadeadas por José Serra, no início com apoio de parte da mídia - com destaque para a Folha que nesta campanha eleitoral faz por merecer - a Rede Globo está sendo derrotada pela democracia, pela existência da internet e pela concorrência.

Esta, apesar dos pesares e longe do nível ideal e satisfatório, possibilita que ainda existam jornais, revistas e TVs que respeitam a verdade, o leitor e os fatos, como a Rede Record e agora o SBT, as revistas IstoÉ e Carta Capital, além dos jornais alternativos e de toda a rede da blogosfera.

Estes são os fatos. Então, ao invés de "abaixo" ou "fora" a Rede Globo, democracia, concorrência e blogosfera nela. Já!

Foto: Luiza Breu/ site PT Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão