Começa a extração comercial do pré-sal




Economia 




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem o navio-plataforma da Petrobras que será responsável pelo início da prospecção de petróleo na camada do pré-sal no Campo de Tupi, na Bacia de Santos.

Ao ser homenageado com uma placa por engenheiros e técnicos da estatal, Lula defendeu investimentos na Petrobras e disse que o “século 21 é o século do Brasil”. O presidente molhou as mãos em petróleo e marcou os macacões de funcionários, inclusive o do presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli.

“O século 21 vai ser inexorável. Eu digo sempre que o século 19 foi dos europeus, o século 20 foi dos Estados Unidos e o final do século 21 foi da China. O século 21 é o século do Brasil e da América Latina”, afirmou. Para Lula, o país desperdiçou as oportunidades do século passado.

Lula diz que Petrobras é uma ‘caixa branca’, mas ‘nem tão assim’ Lula diz que Petrobras pode exportar diesel com menor teor de enxofre Lula diz que ‘muita gente tentou mudar o nome’ e ‘vender’ a Petrobras” Eu digo sempre que o Brasil jogou fora o século 20. Não soubemos aproveitar as oportunidades. Muitas vezes por descrença, complexo de inferioridade. Uma nação colonizada demora mais para ter autoestima.”

Segundo Lula, a Petrobras contribuiu para elevar a autoestima dos brasileiros e consolidar a soberania do país. “Eu vejo a Petrobras mais do que uma empresa. Acho que a Petrobras é a afirmação de uma nação. É a prova mais contundente que o brasileiro é capaz”, disse.


De acordo com o presidente, “se a Petrobras não estiver bem, o Brasil não estará tão bem. Se a Petrobras estiver bem, o Brasil sempre estará bem.”

Mais tarde, no Rio de Janeiro, durante cerimônia alusiva à primeira extração de petóleo do pré-sal no Campo de Tupi, Lula afirmou que os avanços no setor, com as novas descobertas de petróleo levarão o Brasil a se tornar uma potência mundial.

“Vamos transformar o Brasil numa grande potência mundial a partir do prés-sal”, disse. O presidente contou que, em 2006, quando os diretores da Petrobras o informaram da descoberta do pré-sal, ele não acreditou que fosse possível buscar petróleo em uma profundidade de 7 mil metros. “Quando você [Sérgio Gabrielli] e o Estrella [diretor de Produção e Exploração da Petrobras] foram à minha sala dizer que tinham descoberto o pré-sal, a gente não tinha noção de que iria  fazer a exploração.

Uma nova reserva

diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, confirmou ontem que a agência divulgará amanhã o tamanho da reserva de óleo no campo de Libra, na área da camada do pré-sal da bacia de Santos que ainda não está sob concessão. Lima não quis adiantar o volume de óleo previsto na reserva, que é explorada pela Petrobras, contratada pela ANP com esse objetivo.


A estimativa feita por um consultoria internacional, feita para a ANP, indicou potencial entre 7,9 bilhões de barris a 16 bilhões de barris de petróleo na reserva de Libra, volume superior ao campo de Tupi, cuja reservas estimadas são de 5 bilhões a 8 bilhões de barris.


 
Se for confirmado esse potencial de Libra, o poço pode ser o maior já perfurado no pré-sal.
As ações da Petrobras subiram ontem pelo quinto dia consecutivo. Inicialmente, a recomendação de um grande banco estrangeiro foi usada como justificativa para a recuperação desses papéis, mas desde ontem, pelo menos, já circulavam especulações nas mesas de bancos e corretoras sobre a descoberta de um “megapoço”.

Fonte: Tribuna da Bahia Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão