Aumenta a produção de alho em Pindaí

Farol da Cidade
 
Quinta, 28 de Outubro de 2010  
 
Atualmente o município de Pindaí vive um período de ascensão em relação à agricultura familiar. Os produtores passam a enxergar no campo uma nova perspectiva de vida com a chegada da tecnologia para o auxilio dos mesmos.
 Quando iniciou em março de 2009, o projeto MELHORAMENTO GENÉTICO DO ALHO passou pela fase de experimento nas seguintes localidades: Barreiro (produtor Jorge Moreira), Lapa (Produtor Lucidônio) e Baixa Preta (Produtor Edilson).
 O projeto teve por objetivo, além do melhoramento genético das sementes de alho, capacitar o produtor para realizar corretamente o manejo de solo, água, diminuindo agrotóxicos e outros produtos químicos e agregar o valor comercial do produto.
O alho vernalizado : a vernalização do ‘'alho semente'' consiste em colocá-lo em câmara fria por 50 dias a uma temperatura de 2 a 3 graus centígrados,quando estas qualidades de alho são submetidas à tecnologia do choque frio passam a produzir bulbos de excelente qualidade. Após este período, retira-se o material da câmara e faz-se o plantio até, no máximo, em dez dias. O ciclo para colheita que antes estava estimado em 120 dias diminui para 80 dias com a utilização da nova semente, o que proporciona ao produtor diversos benefícios como: Redução hídrica (irrigação) 50 a 60%, proporcionando tanto economia de água como energia e mão de obra, O alho vernalizado também alcança um preço duas vezes superior quando comparado ao preço do alho comum.
Após um balanço final conclui-se que a experiência foi positiva, ficando a produção estimada em 13,5 toneladas/Hectare, ou seja, acima da média estadual que é de 8 toneladas/Hectare.
O experimento feito com o alho livre de vírus ocorreu na comunidade de Barreiro (produtor Jorge Moreira). As sementes foram adquiridas através da EMBRAPA Hortaliças de Brasília-DF e foram plantadas dentro de um telado onde o produtor realizava os procedimentos técnicos sendo orientado por um técnico especialista da EMBRAPA (Drº Francisco). Como resultado final o produto do experimento superou a média nacional de produção com a quantia de 14 toneladas/hectare.
A partir destas experiências diversos produtores pindaienses já estão aderindo ao projeto acreditando ser esta, uma nova era para a agricultura familiar organizada.
 O projeto contou com os seguintes apoios: Sindicato dos trabalhadores rurais de Pindaí, EMBRAPA Hortaliças, EBDA, Prefeitura Municipal de Pindaí através da Secretaria de Agricultura e meio ambiente e produtores pindaienses.
 Em nota o Prefeito de Pindaí ‘'LORO'' considerou o momento como um passo a mais para uma maior evolução na agricultura pindaiense, e afirmou que continuará  investindo no setor da agricultura no município visando tornar-lo um referencial em tecnologia agrícola.
Setor de Comunicação PMP

Comentários

Anônimo disse…
eu adorei a sua iniciativa Parabens!
Lucimar.
Anônimo disse…
adorei o blog!
lucimar.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão