Comunidades conhecem programas e ações socioambientais da BAMIN






 
A postura transparente que a Bahia Mineração (BAMIN) mantém no relacionamento com as comunidades que serão diretamente influenciadas pelo Pedra de Ferro não se resume às apresentações que a empresa faz sobre o seu projeto, mas tem se estendido para a discussão sobre os programas socioambientais direcionados a essas comunidades.
Na quarta (25) e quinta-feira (26), a empresa participou de um seminário integrado realizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Caetité e Pindaí, localidades da região em que será instalada a Mina Pedra de Ferro, onde a BAMIN pretende produzir anualmente, a partir de 2013, cerca de 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro.
O foco do seminário do IMA esteve na realização de discussões que visam propostas para o desenvolvimento integrado desses municípios, além de um modelo de gestão pública compartilhada e a sustentabilidade socioeconômica das comunidades.
Na quarta, organizações não-governamentais, lideranças locais e membros do poder público municipal de Caetité conheceram dez programas socioambientais da BAMIN e tiveram informações sobre a Reserva Legal da empresa. Eles também conheceram os projetos de Governo para a região, apresentados por Mauricio Ferreira, representante da Secretaria de Planejamento (SEPLAN). O seminário foi realizado no Centro Territorial de Educação Profissional - CETEP (antigo Colégio Modelo).
Na quinta-feira, a comunidade de Pindaí participou do mesmo seminário, realizado na Câmara dos Vereadores.
Agregar valor – Ao conhecer os projetos, programas e as ações da BAMIN, os moradores das regiões sob a área de influência do Projeto Pedra de Ferro têm a oportunidade de agregar valor às iniciativas da empresa de maneira contextualizada com a realidade local.
E essa participação da comunidade foi formalizada no último mês de agosto com a criação de uma Comissão de Acompanhamento, formada inicialmente por moradores de Caetité e Pindaí. A Comissão acompanhará o andamento das ações e dos programas voltados para as comunidades e intermediará o fluxo de informações entre os moradores e a BAMIN.
Programas apresentados às comunidades de Caetité e Pindaí:
  • Programa de Reassentamento Humano Sustentável
  • Programa de Educação Ambiental
  • Programa de Comunicação Social
  • Programa de registro e divulgação da memória das comunidades negras rurais de Palmitos e Antas
  • Programa de combate aos serviços marginais
  • Programa de Apoio aos Municípios
  • Programa de Formação e Capacitação de Lideranças Comunitárias
  • Projetos sociais voltados para a geração de renda
  • Programa de Cidadania e Qualificação Profissional - Mina de Talentos
  • Reserva Legal

Bamin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão