Artistas de Guanambi elegem representantes no Conselho Municipal de Cultura



 
  

 
A Secretaria de Cultura de Guanambi realizou na noite de ontem, no auditório da Câmara de Vereadores o I Fórum Municipal de Cultura, que contou com expressiva participação dos artistas e produtores culturais do município. 

O ato teve início com as falas da Diretora de Cultura Nair de Fátima Gonçalves e da Secretária de Cultura, Elzir Ivo Fernandes Mendes, que explicaram o principal motivo daquele encontro: “nossa principal missão aqui é eleger os membros representantes dos artistas no Conselho Municipal de Cultura”, disse a Professora Elzir.  Segundo a Lei que 365 de 9 de dezembro de 2009, sancionada pelo então prefeito Nilo Coelho, (que modifica a Lei Municipal 068/04) 2/3 dos membros, representantes da categoria, deveriam ser eleitos em Fórum Municipal, “estamos aqui para cumprir a lei e realizar um momento histórico em nossa cidade, que é a eleição dos membros desse tão sonhado conselho”, ressaltou Nair de Fátima. O evento contou também com a presença do Vereador José Carlos Lélis Costa - Latinha.  

Após a abertura oficial do Fórum, o Jornalista e ator, Jó Oliveira, proferiu uma palestra sobre a “integração cultural no município de Guanambi”, destacando em seu contexto a Nova Lei da Cultura, que está em tramitação no Congresso e que prevê o repasse de 30% do Fundo Nacional de Cultura para os municípios “essa lei vem substituir a Lei Rouanet que vigorou por 18 anos, provocando algumas distorções na liberação de recursos, sem contemplar a diversidade cultural do país”, disse o palestrante.

Após a palestra, a diretora de cultura fez uma ampla explanação sobre a Lei que cria o Conselho e em seguida, eleitos os representantes de cada categoria. Em clima de festa e alegria, os artistas deram uma canja, concluindo a noite com música e poesia, com a participação de Gil Martins, Benedito Teixeira, Geraldo Scurubiugo, André Viana,  entre outros, que se revezaram no palco. “Foi uma noite ímpar, com intensa participação dos nossos artistas, onde foram dados passos importantes em prol da cultura guanambiense”, destacou D. Elzir ao final do evento. 
Ainda essa semana,  através de Decreto Municipal o Prefeito Charles Fernandes deverá indicar os representantes do Poder Executivo e nomeá-los juntamente com os eleitos para compor o Conselho Municipal de Cultura.

Conselheiros eleitos por categoria


Artes Cênicas
Iana Rocha Domingues
Ana Cláudia de Oliveira Freitas

Artes Visuais
Titular - Marilete Moreira Rocha Diedricks (Lete Rocha)
Suplente - Valdeci Ferreira Primo

Artes Integradas
Titular - Juvenice Amaral Baleeiro
Suplente - Gilmar Pereira dos Santos

Literatura
Titular - Benedito Teixeira Gomes
Suplente - Dulce da Silva Meira

Música
Titular - Gilmar Batista Martins (Gil Martins)
Suplente - Marligio Vieira Teixeira (Mazinho)

Audiovisual
Titular - Riuite Rodrigues da Silva
Suplente - Desireé Fernandes Silveira Santana Fernandes

Jó Oliveira - Assessoria de Comunicação da PMG

 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão